VOLTAR PARA OS TEMAS

MODELO ENEM - TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC)

ENEM
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO - TIC
MODELO ENEM
ID: DMI



Texto I

Tecnologia da Informação e Comunicação

Por Thais Pacievitch

Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) pode ser definida como um conjunto de recursos tecnológicos, utilizados de forma integrada, com um objetivo comum. As TICs são utilizadas das mais diversas formas, na indústria (no processo de automação), no comércio (no gerenciamento, nas diversas formas de publicidade), no setor de investimentos (informação simultânea, comunicação imediata) e na educação (no processo de ensino aprendizagem, na Educação a Distância).

O desenvolvimento de hardwares e softwares garante a operacionalização da comunicação e dos processos decorrentes em meios virtuais. No entanto, foi a popularização da internet que potencializou o uso das TICs em diversos campos.
Através da internet, novos sistemas de comunicação e informação foram criados, formando uma verdadeira rede. Criações como o e-mail, o chat, os fóruns, a agenda de grupo online, comunidades virtuais, web cam, entre outros, revolucionaram os relacionamentos humanos. (...)

As TICs representam ainda um avanço na educação a distância. Com a criação de ambientes virtuais de aprendizagem, os alunos têm a possibilidade de se relacionar, trocando informações e experiências. Os professores e/ou tutores tem a possibilidade de realizar trabalhos em grupos, debates, fóruns, entre outras formas de tornar a aprendizagem mais significativa. Nesse sentido, a gestão do próprio conhecimento depende da infraestrutura e da vontade de cada indivíduo.

A democratização da informação, aliada a inclusão digital, pode se tornar um marco dessa civilização. Contudo, é necessário que se diferencie informação de conhecimento. Sem dúvida, vivemos na Era da Informação.

http://www.infoescola.com/informatica/tecnologia-da-informacao-e-comunicacao



Texto II
É preciso que se entenda que não vivemos propriamente uma época de expansão do conhecimento, mas da informação. O conhecimento acontece quando pegamos as informações e as analisamos de forma crítica e o que menos temos hoje é análise crítica, principalmente nas redes sociais. Com o declínio do hábito da leitura, o conhecimento crítico sofre uma decadência que, infelizmente, é mundial. As massas que recebem as informações estão cada vez menos preparadas para processá-las em seus cérebros. É preciso observar também que a quantidade extraordinária dessas informações faz com que a seleção que um indivíduo possa fazer delas fique muito difícil. A velocidade com que chegam[as informações], a enorme quantidade e o declínio do senso crítico são pontos perigosos nesta relação entre o homem e a tecnologia de informação.

http://observatoriodaimprensa.com.br/e-noticias/_ed748_a_perigosa_relacao_entre_o_homem_e_a_tecnologia/



Texto III



Charge de GALHARDO. Disponível em: http://2.bp.blogspot.com/_WEMuX_019rk/TAKSg0_q5EI/AAAAAAAAAJo/qiBfBx81xyE/s1600/charge1.jpg



PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema: 
“Quais os limites para a intervenção da tecnologia no cotidiano do homem moderno?” Apresente proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione,de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.