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EFAF - CRÔNICA - AVÔ E NETO TÊM MUITO A CONVERSAR

CRÔNICA - EF ANOS FINAIS

CRÔNICA

AVÔ E NETO CONVERSAM

ID: EBQ



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    Era uma tarde de outono. Meu avô estava sentado no sofá, lendo uma matéria, até que me chamou:

    — Meu neto, venha cá!

    E então...


COMANDO: O primeiro parágrafo de sua crônica já está pronto! A partir dele, escreva aproximadamente 30 linhas.

Alguns elementos podem ser alterados: tarde/noite; neto/neta; avô/avó.

Para “puxar ideias”, levante hipóteses: você e seu avô moram na mesma cidade?; encontram-se habitualmente?; ele fez a você algum convite?; contou um segredo?; fez algum comentário a respeito da matéria?, ou deu uma bronca – hummmm... por quê?...

Atribua um título criativo ao texto. 


Você já sabe, mas não custa lembrar...

Crônica, hoje, é o texto escolar ficcional breve. É muito comum assemelhar a crônica a um flash de dia. Sendo breve, o número de personagens é reduzido. Na crônica descritivo-narrativa, o escritor apresenta (descreve) as personagens, o ambiente e o tempo e, em seguida, cria, desenvolve e finaliza os acontecimentos (narra/relata).


Ao final, o texto deve fornecer respostas para:

  • O quê? – fatos que compõem a história/trama
  • Quem? – personagens que vivem a trama
  • Onde? – lugar onde ocorrem os fatos
  • Como? – a maneira pela qual se desenvolvem os fatos
  • Por quê? – a causa dos fatos/acontecimentos
  • Quando? – o momento/época em que ocorrem os fatos
  • E então... – final da trama


Assim como o autor cria as personagens, o ambiente, o tempo e as ações, cria também o narrador – é ele (narrador) quem conta a história escrita pelo autor. Como um porta-voz, o narrador posiciona-se entre o leitor e o mundo ficcional criado pelo autor.

O narrador participante é aquele que, ao mesmo tempo, narra e participa do enredo, ou seja, é, também, personagem do enredo.


SUPER DICA: Antes de entregar sua crônica ao corretor, revise-a. Releia o que escreveu, faça a autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto está fácil de ser entendido, se as ideias, frases e parágrafos estão bem ligados entre si, se os fatos têm uma sequência cronológica e não se embaralham, se não há repetições, se a ortografia, os plurais, a pontuação e acentuação gráfica estão corretos.