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EFAF - CONTO MARAVILHOSO - ELEFANTES SALTAM DO TAPETE EM DEFESA DA AJUDANTE

CONTO - EF ANOS FINAIS

CONTO MARAVILHOSO

Elefantes saltam do tapete!

ID: EC2



Você já sabe, mas não custa lembrar...

Contos são narrativas curtas. O conto escolar tem, aproximadamente, trinta linhas. É preciso criar: enredo (história), narrador, personagens, tempo e espaço. É o narrador quem conta a história.


Atenção à estrutura tradicional do conto: apresentação de personagens, complicadores, clímax e desfecho.


No CONTO MARAVILHOSO, personagens naturais e/ou sobrenaturais/personificadas convivem, em ambiente e tempo imaginários, diferentes do universo real. Quase sempre há um herói que age em defesa de outras personagens, muitas vezes oprimidas por situações também inusitadas.


O narrador do conto maravilhoso, em nenhum instante, refere-se ao absurdo do que relata – pelo contrário, tudo é narrado com aparente naturalidade, a fim de que o leitor, o quanto possível, não apenas se imagine no mesmo tempo e no mesmo espaço, mas também se convença da atuação das personagens. São comuns cenas que envolvem feitiços, milagres, metamorfoses, mágicas e outras situações surreais, ou seja, situações que ultrapassam a realidade lógica.


PROPOSTA DE REDAÇÃO: Você deverá escrever um conto maravilhoso a partir do fragmento abaixo: 

Beatriz insistiu, até que Nestor concordou em trocar os móveis da sala de jantar - até porque o Natal já se aproximava, e a casa deveria estar impecável! Alice, a ajudante, arranjava os talheres na mesa, quando, sem saber o porquê, foi reprendida por Beatriz, a dona da casa. Alice correu para a porta dos fundos, chorando. Era quase meia-noite, quando um dos elefantes, o maior elefante do tapete, levantou-se e foi para o quintal, ao encontro de Alice, e então...
  


Perceba que: o tempo verbal (passado) e o narrador (3.ª pessoa, onisciente) já foram definidos; há personagens naturais (naturais: Beatriz, Nestor, visitas, Alice) e sobrenaturais (elefantes que se levantam do tapete). Atente ao fato de o vocabulário ser, ao mesmo tempo, fácil, correto e bem selecionado. Continue assim! Não economize criatividade! Escreva, aproximadamente, 30 linhas. As linhas já compostas não contam, tá legal?!


SUPER DICAS:

. Esteja certo de que ninguém pensaria naquilo que você pensou – isso é ser original.

. Não tenha preguiça de escrever e reescrever o texto – o segundo é sempre melhor do que o primeiro; o terceiro, muito, muito melhor do que o segundo...

. Até o final de seu conto, o leitor deverá encontrar respostas para: o quê?, quem?, como?, quando?, por quê?, e então...

. Antes de entregar sua produção textual ao corretor, releia o que escreveu, faça a autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto está fácil de ser entendido, se as frases e parágrafos estão bem ligados, se os fatos seguem uma sequência cronológica e não se embaralham, se não há repetições nem sobra de palavras, se a ortografia, a acentuação gráfica, as pontuações e os plurais estão corretos.


Boas atividades!