CONTO MARAVILHOSO
Elefantes saltam do tapete!
ID: EC2
Você já sabe, mas não custa lembrar...
Contos são narrativas curtas. O
conto escolar tem, aproximadamente, trinta linhas. É preciso criar: enredo
(história), narrador, personagens, tempo e espaço. É o narrador quem conta a
história.
Atenção à estrutura tradicional
do conto: apresentação de personagens, complicadores, clímax e desfecho.
No CONTO MARAVILHOSO,
personagens naturais e/ou sobrenaturais/personificadas convivem, em ambiente e
tempo imaginários, diferentes do universo real. Quase sempre há um herói que
age em defesa de outras personagens, muitas vezes oprimidas por situações
também inusitadas.
O
narrador do conto maravilhoso, em nenhum instante, refere-se ao absurdo do que
relata – pelo contrário, tudo é narrado com aparente naturalidade, a fim de que
o leitor, o quanto possível, não apenas se imagine no mesmo tempo e no mesmo
espaço, mas também se convença da atuação das personagens. São comuns cenas que
envolvem feitiços, milagres, metamorfoses, mágicas e outras situações surreais,
ou seja, situações que ultrapassam a realidade lógica.
PROPOSTA DE REDAÇÃO: Você deverá escrever um
conto maravilhoso a partir do fragmento abaixo:
Beatriz insistiu, até que Nestor concordou em trocar os móveis da sala de jantar - até porque o Natal já se aproximava, e a casa deveria estar impecável! Alice, a ajudante, arranjava os talheres na mesa, quando, sem saber o porquê, foi reprendida por Beatriz, a dona da casa. Alice correu para a porta dos fundos, chorando. Era quase meia-noite, quando um dos elefantes, o maior elefante do tapete, levantou-se e foi para o quintal, ao encontro de Alice, e então...
Perceba que: o tempo
verbal (passado) e o narrador (3.ª pessoa, onisciente) já foram definidos; há personagens
naturais (naturais: Beatriz, Nestor, visitas, Alice) e sobrenaturais (elefantes que se levantam do tapete). Atente ao fato
de o vocabulário ser, ao mesmo tempo, fácil, correto e bem selecionado.
Continue assim! Não economize criatividade! Escreva, aproximadamente, 30 linhas. As linhas já compostas não contam, tá legal?!
SUPER DICAS:
. Esteja certo de que
ninguém pensaria naquilo que você pensou – isso é ser original.
. Não tenha preguiça de
escrever e reescrever o texto – o segundo é sempre melhor do que o primeiro; o
terceiro, muito, muito melhor do que o segundo...
. Até o final de seu conto,
o leitor deverá encontrar respostas para: o quê?, quem?, como?, quando?, por quê?,
e então...
. Antes de entregar sua
produção textual ao corretor, releia o que escreveu, faça a autocrítica e a
autocorreção: confira se seu texto está fácil de ser entendido, se as frases e
parágrafos estão bem ligados, se os fatos seguem uma sequência cronológica e não
se embaralham, se não há repetições nem sobra de palavras, se a ortografia, a
acentuação gráfica, as pontuações e os plurais estão corretos.
Boas atividades!