VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAF - COMBO "O ALIENISTA" - EDITORIAL

EDITORIAL - EF ANOS FINAIS

PROJETO RELEITURA O ALIENISTA

EDITORIAL PARA A REVISTA RUMOS DA CIÊNCIA

ID: E4A





Releitura é a apropriação de uma referência artística ou literária com um determinado propósito: recriar, reconstruir, a fim de que a reconstrução, logicamente, dialogue com a peça-referência. A releitura é um texto “espelhado”. E não se pode negar: o recriar exige sensibilidade, técnica e muita criatividade!



O PROJETO RELEITURA – O ALIENISTA pretende levar aos alunos gêneros textuais que povoam não só a produção literária, como também também a utilitária. Entre os diversos gêneros textuais, o Projeto contempla: 
Crônica, Campanha, Testamento, Boletim de Ocorrência, Notícia, Editorial, Classificados, Prontuário Médico, Denúncia, Entrevista, Diário de Viagem e Resenha.



IMPORTANTÍSSIMO: A obra, base para a releitura, é o clássico O Alienista, do autor realista brasileiro Machado de Assis. É preciso ler a obra ou assistir ao filme Caso Especial – O Alienista – tempo de duração: 44’.

Para o filme, acesse: https://www.youtube.com/watch?v=Cu7QifQPrgc



Nesta proposta de trabalho, você desenvolverá um EDITORIAL. Mãos à obra!


***


Contextualização: Dr. Simão Bacamarte, o médico alienista, construiu a Casa Verde e ali recolheu uma grande quantidade de loucos ricos e pobres – alguns custeados pela respectiva família, outros pelos cofres do Município. A população revoltou-se, rebelou-se, iniciando-se a “Revolta dos Canjicas”. Todavia, apesar das manifestações populares, Simão Bacamarte manteve-se firme no propósito de estudar a mente humana.

“— A ciência (...), é o meu emprego único; Itaguaí é o meu universo. (...) Meu senhores, a ciência é cousa séria, e merece ser tratada com seriedade. Não dou razão dos meus atos de alienista a ninguém, salvo aos mestres e a Deus.”


Proposta 6 – Editorial: Imagine que você seja o editor da Revista Rumos da Ciência. Na edição desse mês, o tema do Editorial será um fragmento da obra O Alienista: “A saúde da alma é a preocupação mais digna do médico.” Escreva o Editorial.


Lembre-se: a trama O Alienista aconteceu durante o período colonial do Brasil – atente-se, o quanto possível, à: descrição e ação das personagens; adequação de tempo e de ambiente; coerência vocabular etc.


Não economize criatividade! Pense em algumas cenas sutilmente cômicas – afinal, a comicidade e a ironia finas são traços marcantes em O Alienista.


***

ORIENTAÇÕES:

EDITORIAL ou CARTA DO EDITOR é um texto de caráter informativo-argumentativo, veiculado na imprensa (jornais, revistas). As informações, a partir das quais o editor defenderá seu ponto de vista, como que adiantam uma das matérias mais importantes do jornal ou da revista. Editorialistas, jornalistas e repórteres não têm as mesmas funções. Enquanto jornalistas e repórteres devem ser imparciais, quer dizer, devem registrar fatos sem opinar sobre eles, o editorialistas não têm o compromisso com a imparcialidade. O Editorial surge logo nas primeiras páginas do jornal ou da revista.


Como fazer um EDITORIAL?

O texto é breve – aproximadamente, 25 linhas. A linguagem é simples e objetiva, uma vez que se pretende atingir todo tipo de leitor. O texto pode ser intitulado.

Quando escrito em 1.ª pessoa e ali manifesto o posicionamento particular do editor sobre os fatos, ele deve assinar o Editorial.

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.