TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO
MODELO ENEM
ID: E8M
Texto I

Texto II
O
autismo, também conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um
transtorno que causa problemas no desenvolvimento da linguagem, nos processos
de comunicação, na interação e no comportamento social da criança. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS),
estima-se que 70 milhões de pessoas no mundo todo têm algum tipo de autismo. No
Brasil, esse número passa de 2 milhões. Pesquisa atual realizada (...) pelo
Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) aponta que o autismo atinge
ambos os sexos e todas as etnias, porém o número de ocorrências é maior entre
pessoas do sexo masculino (cerca de 4,5 vezes). Esse transtorno não tem cura, e
suas causas ainda são incertas, mas ele pode ser trabalhado, reabilitado,
modificado e tratado para que, assim, o paciente possa se adequar ao convívio
social (...).
TEXTO III

https://jovempan.com.br/programas/jornal-da-manha/escola-descumpre-lei-e-nega-matricula-de-crianca-com-espectro-autista-em-sp.html
Texto IV
A Lei nº 12.764/12 institui a "Política
Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro
Autista". A medida faz com que pessoas com autismo sejam oficialmente consideradas
pessoas com deficiência, e tenham direito a todas as políticas de inclusão do
país – entre elas, as de Educação. (...) A lei é vista por especialistas como
mais um reforço na luta pela inclusão. O texto estabelece que é direito da
pessoa com autismo estudar em escolas regulares, tanto na Educação Básica
quanto no Ensino Profissionalizante, e, se preciso, solicitar um acompanhante
especializado. Ficam definidas, também, sanções aos gestores que negarem a
matrícula a estudantes com deficiência. A punição será de três a vinte salários
mínimos (...). Entre os argumentos de quem é contra a inclusão de pessoas com autismo,
aparecem sempre o receio com relação à adaptação delas e a preocupação em não
forçá-las a conviver com outros alunos. (...) A grande maioria das crianças
[com autismo] consegue frequentar escolas regulares e precisa desse contato com
outros alunos. "A Educação Especial pode até acolher melhor e ter métodos
interessantes, mas, nesse modelo, a pessoa com deficiência só convive com
semelhantes. O autista tem problemas com a socialização e a convivência. Ao
colocá-lo em contato com outros alunos, é possível ajudá-lo a conviver em sociedade.
Texto V
O preconceito contra pessoas com síndrome do
espectro do autismo, o mais das vezes, é motivado pela ignorância – a falta de
informação sobre o espectro acarreta estereótipos e julgamentos equivocados,
perpetuando uma visão estigmatizada, que ignora as capacidades inerentes às
pessoas acometidas. Portanto, é crucial promover a educação e a conscientização
como ferramentas de combate a essas atitudes discriminatórias.
Gislaine Buosi, advogada
e educadora.
Texto VI
Sancionada em 2020, a Lei Nº 13.977 –
conhecida como Lei Romeo Mion – estabelece a emissão de uma Carteira de
Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O nome da lei
é uma homenagem ao adolescente Romeo, de 17 anos, que tem o diagnóstico do TEA,
de 17 anos. Romeu é filho do apresentador de televisão Marcos Mion, um ativista
da causa.
PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema: "Os desafios para a efetiva inclusão da pessoa com autismo no Brasil do século 21". Apresente proposta de intervenção social que respeite os Direitos Humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.