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MODELO ENEM - TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO

ENEM

TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO
MODELO ENEM
ID: E8M



Texto I


Prevalencia-de-Autismo-nos-EUA-2023-3-1.jpg (1024×768) (canalautismo.com.br). Acesso em 26.abr.2023.





Texto II

O autismo, também conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA), é um transtorno que causa problemas no desenvolvimento da linguagem, nos processos de comunicação, na interação e no comportamento social da criança. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 70 milhões de pessoas no mundo todo têm algum tipo de autismo. No Brasil, esse número passa de 2 milhões. Pesquisa atual realizada (...) pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) aponta que o autismo atinge ambos os sexos e todas as etnias, porém o número de ocorrências é maior entre pessoas do sexo masculino (cerca de 4,5 vezes). Esse transtorno não tem cura, e suas causas ainda são incertas, mas ele pode ser trabalhado, reabilitado, modificado e tratado para que, assim, o paciente possa se adequar ao convívio social (...).

https://minutosaudavel.com.br/o-que-e-autismo-sintomas-tipos-infantil-leve-e-mais/, adaptado



TEXTO III 

https://jovempan.com.br/programas/jornal-da-manha/escola-descumpre-lei-e-nega-matricula-de-crianca-com-espectro-autista-em-sp.html


Texto IV

A Lei nº 12.764/12 institui a "Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista". A medida faz com que pessoas com autismo sejam oficialmente consideradas pessoas com deficiência, e tenham direito a todas as políticas de inclusão do país – entre elas, as de Educação. (...) A lei é vista por especialistas como mais um reforço na luta pela inclusão. O texto estabelece que é direito da pessoa com autismo estudar em escolas regulares, tanto na Educação Básica quanto no Ensino Profissionalizante, e, se preciso, solicitar um acompanhante especializado. Ficam definidas, também, sanções aos gestores que negarem a matrícula a estudantes com deficiência. A punição será de três a vinte salários mínimos (...). Entre os argumentos de quem é contra a inclusão de pessoas com autismo, aparecem sempre o receio com relação à adaptação delas e a preocupação em não forçá-las a conviver com outros alunos. (...) A grande maioria das crianças [com autismo] consegue frequentar escolas regulares e precisa desse contato com outros alunos. "A Educação Especial pode até acolher melhor e ter métodos interessantes, mas, nesse modelo, a pessoa com deficiência só convive com semelhantes. O autista tem problemas com a socialização e a convivência. Ao colocá-lo em contato com outros alunos, é possível ajudá-lo a conviver em sociedade. 

https://novaescola.org.br/conteudo/57/legislacao-inclusao-autismo, adaptado




Texto V

Em 2000, os Estados Unidos registraram 1 caso de autismo a cada 150 crianças observadas. Em 2020, houve um salto gigantesco: um caso do transtorno a cada 36 crianças. As estatísticas são do órgão de saúde Centers for Disease Control and Prevention (CDC). As principais hipóteses para o aumento de casos diagnosticados são: maior acesso da população aos serviços de diagnóstico; formação de profissionais capazes de detectar o transtorno; pais, professores e pediatras mais conscientes e informados para levantar as primeiras suspeitas; ampliação da compreensão do que é autismo; possíveis fatores ambientais que colaboram para a maior frequência de TEA.

TENENTE, Luiza. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2023/04/02/1-a-cada-36-criancas-tem-autismo-diz-cdc-entenda-por-que-numero-de-casos-aumentou-tanto-nas-ultimas-decadas.ghtml. Adaptado para fins didáticos. Acesso em 10.mai.2023.



Texto VI

Sancionada em 2020, a Lei Nº 13.977 – conhecida como Lei Romeo Mion – estabelece a emissão de uma Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O nome da lei é uma homenagem ao adolescente Romeo, de 17 anos, que tem o diagnóstico do TEA, de 17 anos. Romeu é filho do apresentador de televisão Marcos Mion, um ativista da causa.





PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema: "Os desafios para a efetiva inclusão da pessoa com autismo no Brasil do século 21". Apresente proposta de intervenção social que respeite os Direitos Humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


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