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EM - CARTA DE RECLAMAÇÃO - MODELO UFU - VIOLÊNCIA ESCOLAR
UFU - CARTA DE RECLAMAÇÃO
VIOLÊNCIA ESCOLAR - CARTA DE RECLAMAÇÃO AO MINISTRO DA EDUCAÇÃO
MODELO UFU – ID: LBU
Texto I
A violência é um problema social que está presente nas ações dentro das
escolas, e se manifesta de diversas formas entre todos os envolvidos no processo
educativo. Isso não deveria acontecer, pois escola é lugar de formação da ética
e da moral dos sujeitos ali inseridos, sejam eles alunos, professores ou demais
funcionários. Porém, o que vemos são ações coercitivas, representadas pelo
poder e autoritarismo dos professores, coordenação e direção, numa escala
hierárquica, estando os alunos no meio dos conflitos profissionais que acabam
por refletir dentro da sala de aula. Além disso, a violência estampada nas ruas
das cidades, a violência doméstica, os latrocínios, os contrabandos, os crimes
de colarinho branco têm levado jovens a perder a credibilidade quanto a uma
sociedade justa e igualitária, capaz de promover o desenvolvimento social em
iguais condições para todos, tornando-os violentos, conforme esses modelos
sociais. (...)
Aula
motivadora que favorece a reflexão e o aprendizado: Levar esse tema para a sala de aula desde as séries
iniciais é uma forma de trabalhar com um tema controverso e presente em nossas
vidas, oportunizando momentos de reflexão que auxiliarão na transformação
social. (...) E muito além das discussões e momentos de reflexão, os
professores devem propor soluções e análises críticas acerca dos problemas a
fim de que os alunos se percebam capacitados para agir como cidadãos. Afinal, a credibilidade e a confiança são as
melhores formas de mostrar para crianças e jovens que é possível vencer os
desafios e problemas que a vida apresenta.
Jussara de Barros é graduada em Pedagogia,
http://brasilescola.uol.com.br/educacao/escola-x-violencia.htm
Texto
II
Na última década, a violência nas escolas tem preocupado o poder público
e toda a sociedade (...). O conflito e violência sempre existiram e sempre
existirão, principalmente, na escola, que é um ambiente social em que os jovens
estão aprendendo a conviver com as diferenças, a viver em sociedade. O grande
problema é que a violência tem se tornado em proporções inaceitáveis. (...) Todos
os diferentes, para o bem ou para o mal, têm sido vítimas em potencial na
escola. Brigas, agressões físicas, enfim, sempre existiram. O que não existia
antes (e que hoje tornou comum) é o fato de que jovens depredam a escola,
quebram os ventiladores, portas, vidros, enfim, tudo que é possível destruir,
eles destroem. (...) Não se levava revolver e faca e não se consumia drogas e
álcool no interior das escolas. No meu tempo, por exemplo, nunca se ouviu falar
que um colega tinha assassinado um amigo na sala de aula ou que alguém tinha
jogado álcool no colega e ateado fogo. Enfim, são muitos os relatos de
violência extrema no interior das escolas. O que tem intrigado a todos é que
esse aumento da violência veio junto com a ampliação dos direitos dos cidadãos
e com o Estatuto da Criança e Adolescente. Essa é uma questão que não devemos
desprezar.
http://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/violencia-na-escola-e-suas-consequencias.
Adaptado.
Texto III
Morreu na segunda-feira, 27-3-2023, a professora Elisabeth Tenreiro. Ela
lecionava na escola Thomazia Montoro, em São Paulo, e tinha sido esfaqueada por
um aluno de 13 anos. Ela chegou a ser encaminhada para o Hospital de Urgência,
mas não resistiu aos ferimentos. (...) Elisabeth era professora desde 2013 e
dava aulas de Ciências. “Elisabeth chegou contribuindo ativamente com a
instituição ao longo de quatro décadas de trabalho na área de planejamento e
desenvolvimento de atividades”, disse o governo.
Disponível em:
https://www.band.uol.com.br/noticias/professora-morre-ataque-com-faca-escola-sp-16591770.
Acesso em 31.mar.2023.
Texto IV
Quando se em violência escolar, levanta-se a questão de crianças e
adolescentes serem, ao mesmo tempo, autores e vítimas dessa situação. A
violência pode ter como causa o fato de pessoas, ainda em formação, viverem em
ambientes igualmente violentos, como é o caso de crianças e adolescentes cujos
pais discutem ou agridem-se física e emocionalmente. O abandono parental, a
violência doméstica, a incidência de cenas violentas nas mídias digitais, a
falta de empatia e tantas outras manifestações comportamentais negativas em
decorrência das mazelas socioeconômicas estão intimamente ligados à formação
cidadã.
Gislaine Buosi, escritora e produtora de conteúdo da
Redigir.
REDIJA UMA CARTA DE RECLAMAÇÃO AO MINISTRO DA EDUCAÇÃO, EM CUJA CARTA
VOCÊ DENUNCIE, RECLAME, DISCUTA E SUGIRA AÇÕES PARA A SOLUÇÃO DO PROBLEMA EM TORNO DA
VIOLÊNCIA ESCOLAR.