VOLTAR PARA OS TEMAS

EM - CARTA ABERTA - MODELO UFU - TRABALHADOR DOMÉSTICO

UFU - CARTA ABERTA

CARTA ABERTA - TRABALHADOR DOMÉSTICO – MODELO UFU – ID: LCC


Leia com atenção todas as instruções:

. Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação que você pretende abordar.

. Se a estrutura do gênero exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura, JOSÉ ou JOSEFA.

. Em hipótese nenhuma escreva seu nome, nem pseudônimo, nem apelido.

. Utilize trechos dos textos motivadores, parafraseando-os.

. Não copie trechos dos textos motivadores.  


Texto II

O trabalho doméstico remunerado é uma ocupação essencial, muito embora marcada por desafios históricos e desigualdades. No Brasil, a maioria das empregadas domésticas são mulheres negras, e seus rendimentos costumam estar próximos ao salário mínimo. O crescimento da participação feminina no mercado de trabalho não reduziu a precariedade dessa ocupação, que continua sendo a principal alternativa de emprego para muitas mulheres de baixa renda. Além disso, fatores como a redução do investimento público em serviços sociais e o envelhecimento da população ampliam a demanda por esse serviço. Apesar de sua relevância, o trabalho doméstico ainda é permeado por discriminação e heranças não só do patriarcalismo, como também da escravidão. A informalidade e a baixa valorização da profissão agravam as condições precárias de trabalho. Para mudar essa realidade, é fundamental fortalecer políticas públicas que garantam melhores condições laborais, além de promover a conscientização sobre a importância da atividade e a igualdade de direitos.

Gislaine Buosi, educadora.


Redija uma CARTA ABERTA, destinada à conscientização da sociedade brasileira, posicionando-se sobre a baixa valorização e a precariedade das condições de grande parte dos trabalhadores domésticos.

Gostou do tema?

ESCREVER SOBRE ESSE TEMA

Conteúdos de Apoio

Faça o download da proposta