VOLTAR PARA OS TEMAS

EM - CARTA ABERTA - MODELO UFU - INFLUENCERS MIRINS

UFU - CARTA ABERTA

INFLUENCERS MIRINS

CARTA ABERTA - MODELO UFU – ID: LCD


Leia com atenção todas as instruções:

. Se for o caso, dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação que você pretende abordar.

. Se a estrutura do gênero exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura, JOSÉ ou JOSEFA.

. Em hipótese nenhuma escreva seu nome, nem pseudônimo, nem apelido.

. Utilize trechos dos textos motivadores, parafraseando-os.

. Não copie trechos dos textos motivadores.  



Texto II

A presença digital de crianças na internet tem se tornado comum.  Especialistas apontam que quando há obrigação em gravar vídeos, de expor a intimidade da criança e recebimento de produtos enviados por marcas há relação trabalhista.

DIAS, Guilherme Soares. Disponível em: https://livredetrabalhoinfantil.org.br/noticias/reportagens/youtubers-e-influenciadores-mirins-quando-a-diversao-vira-trabalho-infantil/. Acesso em 25 jun.2025. Adaptado.


Texto III

As leis são, por natureza, abstratas, frias e impessoais, e só costumam produzir efeitos concretos quando provocadas. Embora o ordenamento jurídico brasileiro proíba, com poucas exceções, o trabalho infantil, sua eficácia depende da atuação de instituições e da consciência social. Cabe, portanto, às famílias exercer um olhar ético e sensato, reconhecendo os limites entre brincar e explorar. Crianças não devem ser objetificadas, nem tratadas como fonte de renda. O trabalho artístico é permitido para menores de 16 anos apenas com autorização judicial, o que, sem dúvida, tem passado, criminosa e propositalmente, despercebido às famílias dos influenciadores digitais mirins. Nesses casos, a fronteira que separa entretenimento e exploração é tênue e, por isso, é preciso deixar a salvo que a proteção à infância é responsabilidade de todos, para muito além da abstração da lei. A exploração do trabalho infantil não pode ser naturalizada, principalmente à custa e likes e compartilhamentos.

Gislaine Buosi, advogada e educadora.


Redija uma CARTA ABERTA, a ser encaminhada ao CONSELHO TUTELAR, posicionando-se a respeito do tema: “Influencers mirins e os limites entre brincadeira e trabalho infantil.

Gostou do tema?

ESCREVER SOBRE ESSE TEMA

Conteúdos de Apoio

Faça o download da proposta