EFAF - CARTUM - CRIADORES DE FAKE NEWS (Atividade com TutorIA Redigir😉)
CARTUM - EF ANOS FINAIS
Atividade com TutorIA Redigir
CRIADORES DE FAKE NEWS
CARTUM
ID: HR8
Só para lembrar...
O CARTUM é um texto de caráter crítico-reflexivo,
que se utiliza de elementos verbais e não verbais e, geralmente, apresenta-se
em um quadro. É considerado um modo prático/rápido de trazer à tona debates
importantes acerca de comportamentos sociais e problemáticas mundiais. Desse
modo, o cartum não aborda um contexto pontual/esporádico, nem uma pessoa
específica (o que são temas de charges), motivo pelo qual a relevância e o
alcance do cartum tendem a manter-se ao longo do tempo.
Desse modo,
temas atemporais (que não se afeta/altera com o passar do tempo) e universais
(mundiais) são temas de cartuns: corrupção, tragédias ambientais, desigualdade
social, inflação etc., etc.
O cartum usa
traços carregados/caricaturais, a fim de tornar o fato/tema mais grave,
extravagante, irracional etc. Crítica, ironia e bom humor são elementos
essenciais aos cartuns, além das construções, intencionalmente, ambíguas,
metafóricas e trocadilhescas.
Por meio de
imagens (personagens e/ou coisas) e balões (texto de vocabulário simples), o
cartum é um gênero textual veiculado em jornais e revistas – impressos ou
virtuais.
COMO FAZER UM CARTUM?
1.Escolha um tema de caráter
atemporal e universal.
2. Pense, exatamente, em como
“exagerar” no aspecto inconveniente/contrastante dessa situação, e use texto
não verbal (desenho de personagens e/ou coisas) e, se for o caso, de texto
verbal (poucas falas das personagens que vivem a situação), para desenvolver a
crítica.
A cartunista escolheu o tema “insegurança alimentar” para a composição do
texto. Perceba que não é possível estimar o local, nem a data em que acontece o
fato ilustrado no cartum, por conta de o problema acontecer, ao mesmo tempo, em
todo o mundo.
PROPOSTA DE REDAÇÃO: A matéria abaixo, que se refere aos diferentes
perfis de criadores de fake news, é a base para o CARTUM que você
desenvolverá:
Especialistas
citam três perfis de criadores de fake news: os criadores de conteúdo que
ganham dinheiro em redes sociais e sites; os que estão envolvidos com causas
políticas por conta de convicção ou dinheiro; e os que criam as mentiras por
humor e sátira. Segundo Yurij Castelfranchi, professor da UFMG, há uns anos,
eram pessoas que apenas gostavam de "trollar" nas redes sociais; ou
seja, tudo não passava de uma piada. Mas, de um tempo para cá, o negócio de
profissionalizou.