BLOG



Vamos juntos até o Enem?

A Plataforma Redigir vai acompanhar você até o dia da prova. Toda semana, até o Enem, nós vamos indicar dois temas de redação em potencial para você ter tempo de se preparar, pesquisar sobre o assunto e escrever uma redação. Não perca nossas atualizações!

Nessa reta final, o que não pode é deixar de escrever, não é mesmo?

Quando suas redações forem corrigidas, não se esqueça de conferir atentamente os comentários feitos em sua redação e de estudar todos os conteúdos dos percursos de aprendizagem, como os tópicos de gramática, as listas de exercício e as videoaulas. A ideia é sempre escrever o próximo texto com base nas correções da redação anterior.  

Planejamento, rascunho e revisão: essas são as três etapas obrigatórias para uma redação nota 1000!

 

Os temas sugeridos até esta semana são:

[09/09/2018]

1-  A questão do idoso no Brasil.

A questão do envelhecimento da população brasileira está no centro das discussões atuais. Há grandes chances de o Enem focalizar esse tema. Confira nossa proposta.

 

2- Os desafios para reduzir o índice de depressão entre os jovens.

O fenômeno da depressão entre adolescentes também é uma importante preocupação contemporânea. Que tal escrever sobre esse assunto?

 

[16/09/2018]

3 – Como erradicar o preconceito linguístico no Brasil do século XXI?

O debate sobre preconceito linguístico está sempre presente no Enem, principalmente em algumas questões na prova de Linguagens. Neste ano, até algumas peças publicitárias do Enem estão dialogando com esse tema, então confira a nossa proposta.

 

4 – Bullying: os limites entre a brincadeira e a agressão

Outro assunto de grande destaque é o fenômeno do Bullying. Embora até hoje esse assunto não tenha sido contemplado como tema de redação no Enem, ele continua sendo uma aposta importante, tendo em vista o perfil temático proposto pela prova. Vamos à proposta.

 

[28/09/2018]

5 – O protagonismo juvenil no Brasil contemporâneo.

Em tempos de grade presença das redes sociais em questões de impacto político, a atuação dos jovens na organização dos debates de interesse social é assunto que merece especial atenção. Confira este tema.

 

6- O legado da escravidão no Brasil contemporâneo.

No aniversário de 130 anos da abolição, é de fundamental importância a discussão sobre os impactos da escravidão na sociedade brasileira. Não deixe de escrever a respeito.

 

[05/10/2018]

A grande discussão sobre os refugiados, além de despertar a atenção do mundo inteiro, também mobiliza de modo particular o Brasil, tendo em vista os recentes acontecimentos nas fronteiras do país. Confira nossa proposta.

Os 30 anos da Constituição Federal são um marco importante para a reflexão sobre avanços e retrocessos no Brasil. Que tal escrever sobre esse assunto?

 

[13/10/2018]

9- Xenofobia x Direitos Humanos: como resolver esse problema?

A problemática da xenofobia vem ganhando contornos específicos no Brasil e despertando a atenção de toda a sociedade. Vale a pena dissertar sobre o assunto!

 

10- Desperdício de alimentos X Fome – como resolver essa questão?

O desperdício de alimentos é uma questão muito séria em todo o mundo, especialmente no Brasil, cujas condições estruturais permanecem como um grande desafio a ser superado. Vamos escrever sobre isso?

 

[19/10/2018]

11- Os desafios para a boa convivência familiar diante dos avanços tecnológicos

O impacto da tecnologia no relacionamento familiar está no centro das discussões. Vale a pena conferir  essa proposta!

 

12- A alimentação escolar como aliada do processo de aprendizagem

A influência da alimentação escolar sobre a aprendizagem é outro assunto da maior relevância. Vamos escrever sobre esse tema?

 

[26/10/2018]

13- Fake news: o compartilhamento de mentiras pela internet e os impactos sociais.

A discussão relativamente ao fenômeno das “Fake News” está no centro das atenções! Vale a pena escrever sobre esse assunto!

 

14-Quais os caminhos para combater a violência contra as classes LGBTTT?

Os casos de violência contra as classes LGBT+ também têm despertado a sociedade para essa questão. Vamos dissertar sobre esse tema?

 

[30/10/2018]

 

15 – A questão do uso do nome social no brasil do século xxi.

Fique ligado nas discussões sobre nome social no Brasil contemporâneo. Que tal escrever sobre esse tema?

 

16- A precariedade do sistema prisional brasileiro.

Os debates sobre o sistema prisional brasileiro também são muito importantes na atualidade. Conheça nossa proposta de redação!

 

Bons estudos e vamos juntos 😉

Equipe Plataforma Redigir

Reta Final Enem 2018
Classificado como:                

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


logo