BLOG



Resultado de imagem para última peça

O parágrafo conclusivo da redação do Enem, preferencialmente, deve conter:

Reafirmação da tese Proposta de intervenção

Para a proposta de intervenção, é preciso encontrar respostas para:

  • O que fazer?
  • Quem deve fazer?
  • Como fazer?
  • Para que fazer?
  • O que fazer?

Para responder a essa questão, empregam-se geralmente verbos no infinitivo, como “construir”, “reconstruir”, “estabelecer”, “reforçar”, “fiscalizar”, “aprimorar”, “ampliar” etc.

  • Quem deve fazer?

Para responder a essa questão, mobilizam-se, a depender do tema, o poder público e a sociedade civil: federação, estados, municípios, ministérios, conselhos, secretarias, ONGs, instituições, associações, família, igreja, escola, mídia etc.

  • Como fazer?

Para responder a essa questão, evidenciam-se os meios pelos quais sua proposta será colocada em prática. Nesse caso, vale a pena demonstrar detalhadamente com quais recursos e de que maneira a sugestão será efetivada.

  • Para que fazer?

Quase sempre a resposta pode ser extraída da frase- tema. Ex.: Desse modo, para minimizar os impactos ambientais causados pelo desastre ecológico em Mariana, é preciso…

IMPORTANTE: É certo que o Poder Público há de ser lembrado. Entretanto, atribuir toda a culpa e todas as providências às autoridades governamentais não é mecanismo razoável nem inteligente. Procure sugerir algo, realmente, factível por uma instituição pública individualizada e, paralelamente, pela comunidade.

MAIS DO QUE IMPORTANTE: Evite também expressões panfletárias e vazias, tais como: “se cada um fizer a sua parte”; “qualquer atitude pode fazer a diferença”; “se colocarmos a teoria em prática”; “é preciso que cada um assuma seu papel no mundo”; “cada um tem que fazer acontecer”. A proposta de intervenção há de ser concreta e factível.

Expressões como: “provavelmente”, “possivelmente”, “talvez seja melhor”, “por certo”, “pode ser”, por denotarem incerteza, devem ser evitadas no parágrafo conclusivo. Elas enfraquecem a proposta de solução.

Conheça o parágrafo conclusivo da dissertação sobre “Depressão juvenil”:

Por tudo isso, para reduzirem-se os índices da depressão juvenil, Estado e sociedade precisam mobilizar-se. Ao Ministério da Saúde cabe capacitar melhor os profissionais da saúde mental, não só para assistirem o doente, mas também, e principalmente, para prevenirem a incidência da doença – a prevenção, em grande parte, está na informação e, para tanto, as mídias televisivas e virtuais devem ser acionadas. À sociedade, uma vez bem informada, cabe procurar acompanhamento médico sempre que surgirem os sintomas da doença. Para finalizar, cabe aqui uma advertência: a sociedade não deve recorrer à automedicação – isso pode ainda agravar a doença.

Fique por aqui! Treine com a Redigir! Consulte as propostas de redação e… capriche no parágrafo conclusivo!

#rumoànotamil

Conclusão da dissertação do Enem: quem deve fazer o quê?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


logo