LONGEVIDADE

ESTILO ENEM

ID: EQ8


A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema: “Os desafios para a longevidade ideal no Brasil do século 21.”. Apresente uma proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


Texto I


https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2014/09/1509438-faltam-produtos-adequados-a-terceira-idade-diz-consumidor-em-pesquisa.shtml


Texto II

“Envelhecer bem é um projeto de vida”, diz a geriatra Roberta França. Com uma frase tão curta, a médica resume uma das bases da qualidade de vida na terceira idade: para chegar lá bem, é preciso construir uma vida regada de bons hábitos, dia após dia. Existem fatores controláveis – aqueles referentes aos hábitos do indivíduo – e incontroláveis, como genética. No entanto, para o cientista americano Dan Buettner, responsável por uma série de estudos sobre longevidade e autoridade no assunto, apenas 20% da longevidade média do ser humano pode ser atribuída à genética – os 80% restantes se devem ao estilo de vida e ao ambiente.

https://www.conexaosegurosunimed.com.br/longevidade-como-se-preparar-para-uma-velhice-saudavel/


Texto III

Além disso, nessa idade, muitas pessoas sentem a necessidade de um convívio com mais pessoas, e a prática do exercício físico pode muito bem ser um dos melhores remédios contra a depressão e outras doenças. “É justamente nesses momentos que podemos oferecer os benefícios sociais envolvendo exercícios em grupos, com atividades lúdicas para que eles não se sintam excluídos socialmente. Além disso, a prática regular de uma atividade física produz endorfinas, serotonina, hormônios proporcionam a sensação de bem-estar”, explica o profissional de educação física, Ayslan de Araújo, do Hospital Universitário da Universidade Federal de Sergipe e vinculado à Rede Ebserh.

http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/53940-idosos-que-praticam-exercicios-fisicos-tem-mais-qualidade-de-vida