EDUCAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

ESTILO UERJ

ID: ENS


O tema da Redação da Uerj/2019-2020 será levantado a partir da leitura da obra Vidas Secas, Graciliano Ramos.


Coletânea de textos de apoio:

Texto I

http://4.bp.blogspot.com/-xSnVgtCkr5Q/UpoTYpGHcHI/AAAAAAAAADE/JrSZ3Q-7Ytc/s1600/educacao-charges-evolucao1.jpg



Texto II

(...) Antigamente, a educação existia principalmente para a sobrevivência. As crianças aprendiam as habilidades necessárias para viver. Gradualmente, entretanto, as pessoas passaram a usar a educação para uma grande variedade de funções. Hoje em dia, a educação não só pode ser usada para sobrevivência, mas também pode ajudar a proporcionar um melhor uso do tempo, dando maior refinamento à vida social e cultural. O homem depende da educação e ela está presente no seu cotidiano. Porém, existem diferentes concepções de educação e diferentes modelos. Sua prática vai além da escola e abrange desde sociedades primitivas até as sociedades mais desenvolvidas e industrializadas. (...) Nenhuma sociedade atual seria, sem a escola, o mesmo que chegou a ser com ela, e, por isso, toda educação é transformadora.

https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/a-influencia-marx-na-educacao.htm


Texto III

Em um mundo de constantes mudanças, nem os conhecimentos acumulados, nem a conduta “correta” são tão importantes quanto a capacidade crescente do estudante de identificar os problemas existenciais e de pesquisar soluções originais e criativas. Tomando a educação como condição necessária para mudança social, deve ser construída para o processo de democratização das relações de poder na sociedade, como também pode comportar, ao mesmo tempo, conservação e inovação, podendo funcionar como instrumento para mudanças.

http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_68372/artigo_sobre_a-educacao-tem-uma-funcao-de-mudanca-social


TEXTO IV

A escola deve servir como instrumento de conscientização do cidadão, extrapolando, assim, sua função de mera transmissora de conhecimento e lançando-se numa ação social diretamente relacionada à formação do senso crítico, direcionada para a intervenção e mudança da realidade social.

Porto, Vera S. P. A educação tem uma função de mudança social.

Disponível em: http://www.webartigos.com/artigos/a-educacao-tem-uma-funcao-de-mudanca-social/81431/, com adaptações


TEXTO V

“E andavam para o Sul, metidos naquele sonho. Uma cidade grande, cheia de pessoas fortes. Os meninos em escolas, aprendendo coisas difíceis e necessárias. Eles dois velhinhos, acabando-se como uns cachorros, inúteis, acabando-se como Baleia. Que iriam fazer? Retardaram-se temerosos. Chegariam a uma terra desconhecida e civilizada, ficariam presos nela. E o sertão continuaria a mandar gente para lá. O sertão mandaria para a cidade homens fortes, brutos, como Fabiano, Sinhá Vitória e os dois meninos”.

Vidas Secas, Graciliano Ramos


PROPOSTA DE REDAÇÃO: Com base na imagem, nos textos da prova e em suas reflexões, escreva uma redação argumentativo-dissertativa, em prosa, com 20 a 30 linhas, sobre o seguinte tema: “A educação como instrumento de transformação social.”.


BOAS ATIVIDADES!