TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

CIENTISTAS DESCOBREM COMO RECICLAR PLÁSTICO EM COMBUSTÍVEL

ID: EHG


O texto de divulgação científica, como o próprio nome diz, é aquele que tem a finalidade de “popularizar a ciência”, ou seja, difundir, ao público leigo/não especializado, descobertas feitas a partir de experimentos/estudos científicos.

No que se refere à estrutura, o texto de divulgação científica é maleável. É preciso, rapidamente, focalizar: o que foi descoberto; quem descobriu; como; quando; onde; para quê – com ênfase no que foi descoberto e na importância (para quê) da descoberta.

O texto é escrito em 3.ª pessoa, com linguagem simples, uma vez que pretende divulgar e esclarecer aspectos científicos, principalmente ao público não especializado, como já anotado. Há título e subtítulo, para que, desde o início, seja definido o que se vai divulgar (vide exemplo mais abaixo). 

Atualmente, a divulgação científica ocorre em praticamente todos os formatos e meios de comunicação: documentários de televisão, revistas de divulgação científica, artigos em periódicos, websites e blogs. Existem, inclusive, canais de televisão dedicados exclusivamente à divulgação científica, tais como Discovery Channel e National Geographic Channel.


Leia a matéria abaixo, a partir da qual você desenvolverá um texto de divulgação científica:


http://www.neuplast.com.br/wp-content/uploads/2018/06/207824-entenda-agora-como-e-o-ciclo-da-reciclagem-do-plastico-1000x600.jpg


Cientistas descobrem como reciclar plástico em combustível

Um grupo de pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos EUA, e do Instituto de Química Orgânica de Xangai, na China, descobriram como dissolver os fortes laços de plástico de polietileno, a forma mais comum comercialmente disponível de plástico, para gerar combustível e outros produtos, informa Vanessa Barbosa, da Exame.com.

A técnica inovadora baseia-se no uso de alcanos (ou parafinas), um tipo específico de moléculas de hidrocarboneto, para romper as cadeias químicas do polímero e transformá-lo em novos compostos úteis, como combustível líquido e ceras de uso industrial.

Não é de hoje que os cientistas têm procurado reciclar lixo plástico. Mas a maior parte dos métodos é tóxica, e demanda grande quantidade de energia. Uma abordagem comum, por exemplo, inclui o uso de produtos químicos cáusticos e aquecimento a mais de 300 ºC para quebrar as ligações químicas dos polímeros.

Nessa técnica recém-descoberta, porém, a equipe degrada plásticos de forma mais suave e mais eficiente através de um processo conhecido como metátese cruzada com alcano, e as substâncias necessárias para o novo método são subprodutos da refinação de petróleo, facilmente disponíveis.

Todos os dias, milhares de toneladas de garrafas, embalagens e sacolas plásticas terminam em aterros sanitários, onde demoram centenas de anos para desaparecer, e, não raro, poluem os oceanos, com efeitos assustadores sobre a vida marinha. A nova pesquisa publicada na revista científica Science Advances aponta que todo esse resíduo plástico poderia ganhar vida nova. 

https://queminova.catracalivre.com.br/influencia/cientistas-descobrem-como-reciclar-plastico-em-combustivel/


PROPOSTA DE REDAÇÃO: Você deverá extrair dos textos acima informações suficientes para escrever um TEXTO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA, destinado a leitores adolescentes, sobre A DESCOBERTA DE CIENTISTAS CAPAZ DE RECICLAR PLÁSTICO EM COMBUSTÍVEL.

Não se esqueça: o texto de divulgação científica deve ter vocabulário acessível, uma vez que é o canal para a “popularização da ciência”.

Escreva, aproximadamente, 25 linhas.