A INDÚSTRIA 4.0 E AS PROFISSÕES DO FUTURO

ID: DUR

A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: “A 4.ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E AS PROFISSÕES DO FUTURO NO BRASIL."Apresente proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

"Estamos a bordo de uma revolução tecnológica que transformará fundamentalmente a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Em sua escala, alcance e complexidade, a transformação será diferente de qualquer coisa que o ser humano tenha experimentado antes", diz Klaus Schwab, autor do livro "A Quarta Revolução Industrial", publicado em 2016. A industrialização mudará de uma maneira radical e, com ela, o universo do emprego. Os "novos poderes" da transformação virão da engenharia genética e das neurotecnologias, duas áreas que parecem misteriosas e distantes para o cidadão comum.

No entanto, as repercussões impactarão em como somos e como nos relacionamos até nos lugares mais distantes do planeta: a revolução afetará o mercado de trabalho e a desigualdade de renda.

Uma coisa é certa: nos próximos anos teremos muitas e rápidas mudanças. Segundo pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 57% das vagas de emprego estão suscetíveis à robotização e à automação. Mais da metade das funções hoje exercidas pelo homem pode ser substituída por máquinas. Outra previsão bastante curiosa é do Fórum Mundial Econômico: 65% das crianças vão trabalhar em empregos que ainda não existem. Crianças em idade escolar sendo preparadas para algo que ainda não sabemos como será. Temos um futuro cheio de incógnitas em relação ao que irá acontecer com os profissionais.

ia/2018/03

Texto IV

O avanço da tecnologia não causará apenas a extinção de muitas vagas de emprego, mas abrirá um leque de carreiras emergentes. Segundo uma pesquisa da consultoria de recrutamento Robert Half, as 10 profissões e carreiras mais promissoras estão diretamente relacionadas à tendência da digitalização.

Texto V

Alguns economistas dizem que, apesar da extinção de muitas profissões, outras surgirão. A questão é que dificilmente o número de novos postos de trabalho será suficiente para compensar os que se perderão.