A INDÚSTRIA 4.0 E AS PROFISSÕES DO FUTURO

MODELO ENEM

ID: DUR


A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: "A 4.ª REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E AS PROFISSÕES DO FUTURO NO BRASIL"Apresente proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.


Texto I


https://i0.wp.com/universidadedamudanca.com/wp-content/uploads/2017/08/Infografico-Industria-01-1.png


Texto II

As inovações tecnológicas transformam constantemente o mercado, e uma nova geração de profissionais buscam o bem-estar com o trabalho que executam. (...) Não só as empresas que estão se adaptando a cada inovação tecnológica, mas também as instituições de ensino estão se alinhando aos pensamentos dessa geração (...). O mercado de trabalho foi um dos setores que tiveram grandes mudanças com a revolução tecnológica. Com a Internet, a flexibilidade de se contratar profissionais freelancers foi bem recebida por empresas multinacionais. Até os processos seletivos das organizações atuam de forma diferente com este novo mercado. As profissões antigas, chamadas de tradicionais, estão rumo ao desaparecimento, enquanto outras, principalmente as que são direcionadas às áreas onde se alia experiência, diversão e tecnologia, possuem altos índices de crescimento no mercado, tendo salários cada vez mais acima da média.

https://www.terra.com.br/noticias/dino/as-profissoes-do-futuro-na-era-tecnologica,51611bd7bf18b5e9bda8aafc2a22bc9359cx41b0.html

 

Texto III

Uma coisa é certa: nos próximos anos teremos muitas e rápidas mudanças. Segundo pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 57% das vagas de emprego estão suscetíveis à robotização e à automação. Mais da metade das funções hoje exercidas pelo homem pode ser substituída por máquinas. Outra previsão bastante curiosa é do Fórum Mundial Econômico: 65% das crianças vão trabalhar em empregos que ainda não existem. Crianças em idade escolar sendo preparadas para algo que ainda não sabemos como será. Temos um futuro cheio de incógnitas em relação ao que irá acontecer com os profissionais.

https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/voce-sera-substituido-por-um-robo-0qn6b2zvxzw148u9sk5f5/

ia/2018/03

Texto IV

O avanço da tecnologia não causará apenas a extinção de muitas vagas de emprego, mas abrirá um leque de carreiras emergentes. Segundo uma pesquisa da consultoria de recrutamento Robert Half, as 10 profissões e carreiras mais promissoras estão diretamente relacionadas à tendência da digitalização.

https://epocanegocios.globo.com/Carreira/noticia/2019/07/quais-sao-profissoes-do-futuro-no-brasil-e-qual-o-salario-de-cada-uma-delas.html


Texto V

Alguns economistas dizem que, apesar da extinção de muitas profissões, outras surgirão. A questão é que dificilmente o número de novos postos de trabalho será suficiente para compensar os que se perderão.

https://epocanegocios.globo.com/Carreira/noticia/2018/03