A VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR

ID: DSD

A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema: “A necessidade de valorizar-se o professor no Brasil do século 21.”. Apresente, ao final, uma proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Levantamento feito pelo IBGE, em 2014. Fonte: http://porque.uol.com.br//wp-content/uploads/2017/05/SERVIDORES-PRIVADOS-PORQUE.COM_.BR-11.png

Após a Segunda Guerra Mundial, havia uma grande preocupação relacionada com a falta de professores. Para incentivar a formação de novos docentes, o primeiro-ministro na época decretou que os professores ganhariam 30% a mais do que normalmente outros funcionários públicos ganhavam. (...)

Para termos ideia sobre valores (...), o salário médio anual de um professor do Ensino Fundamental no Japão no início da carreira é de 26.031 dólares (incluindo os bônus). O valor aumenta conforme o tempo de trabalho e experiência, podendo chegar a 57.621 dólares anuais. Nesta mesma lista, os salários de professores no Brasil estão entre os mais baixos do mundo, juntamente com outros países como Argentina, China, Índia, Indonésia e Federação Russa.

Carta-resposta ao artigo da revista Veja do dia 27 de julho, escrito por Cláudio de Moura Castro

(...) Uma pesquisa recente demonstrou que os jovens não se interessam mais pela licenciatura (...). Mas, ao que tudo indica, para economistas como Cláudio (...) por que economista gosta tanto de se meter em assuntos educacionais? E de novo eu me pergunto: QUAL O PROBLEMA SE NOSSOS PROFESSORES GANHAM BEM? Afinal, são eles os pilares de sustentação da educação das nossas crianças e adolescentes (...).

“Mas quem paga a conta?” o próprio autor [Cláudio] questiona. Eu respondo: como sempre somos nós [pais de alunos]. Nós que confiamos nossos filhos por algumas horas nas mãos daqueles que se dedicam em ensiná-los (...). Nós que saímos para trabalhar e confiamos que nossas crianças estarão bem acolhidas na escola. Nós que ignoramos os bilhetes enviados pela escola e que não comparecemos às reuniões de pais. Nós que nos 45 dias de férias e recessos natalinos entramos em pânico porque não temos com quem deixar nossos filhos. Nós que reclamamos porque as aulas terminaram mais cedo porque faltam professores. (...)

Professor é aquele que (...), mesmo nos momentos de lazer, pensa em seus aprendizes, seja num passeio (...), seja durante um filme (...). Professor é aquele que acredita fazer sua pequena contribuição para o crescimento de cada um de seus estudantes (...). E neste momento, eu me questiono (...): QUAL O PROBLEMA SE MEU PROFESSOR GANHA BEM?

Por Wemerson Damasio, in https://pausadramatica.com.br/2016/07/31/carta-resposta-ao-artigo-professor-ganha-mal-publicado-na-revista-veja/