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MODELO ENEM - VIOLÊNCIA ESCOLAR

ENEM

VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS

MODELO ENEM

ID: EGT



Texto I

Toda semana são noticiados casos de violência nas escolas brasileiras. Infelizmente, o problema não é um exagero criado pela mídia, e sim uma realidade enfrentada diariamente por milhares de professores das redes pública e privada. Entre os casos mais comuns de violência, podemos citar as ameaças feitas por alunos a professores, sobretudo por conta do baixo rendimento escolar. Uma nota abaixo da média nem sempre é entendida como um alerta para que o aluno melhore e estude com mais afinco – para muitos estudantes, a nota é compreendida como ofensa pessoal. Alguns ficam no enfrentamento verbal, enquanto outros partem para agressão física ou danos a bens do professor, sobretudo carros (pneus furados são relatos comuns). Depredações a patrimônios da escola e arrombamentos de salas também integram o vasto rol de atitudes violentas no ambiente escolar. (...) Os casos de bullying - a violência moral entre os próprios alunos – também chocam educadores e familiares, inclusive ultrapassando os muros da escola e chegando ao ambiente virtual, onde situações vexatórias de alunos podem ser acessadas por qualquer pessoa.                                                      

https://www.revistaoprofessor.com.br/wordpress/?p=102


Texto II


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Texto III

30-3-2023 – Em Tenoné, Belém, um estudante de 17 anos, do 1º Ano do Ensino Médio, desferiu ao menos três golpes de faca contra um colega de turma. Uma testemunha relatou que a motivação para o ataque teria sido uma desavença por conta da vítima ter arremessado bolas de papel no agressor. A Polícia Militar foi acionada e, após vistoriar a mochila do agressor, os policiais encontraram outras armas brancas, como uma machadinha, um estilete e mais uma faca. (...) O agressor foi encaminhado para a Divisão de Atendimento ao Adolescente (Data) para prestar esclarecimentos.

Disponível em: https://dol.com.br/noticias/policia/802664/aluno-que-esfaqueou-colega-carregava-machadinha-na-mochila?d=1. Acesso em 31.mar.2023. Adaptado.


Texto IV

Morreu na segunda-feira, 27-3-2023, a professora Elisabeth Tenreiro. Ela lecionava na escola Thomazia Montoro, em São Paulo, e tinha sido esfaqueada por um aluno de 13 anos. Ela chegou a ser encaminhada para o Hospital de Urgência, mas não resistiu aos ferimentos. (...) Elisabeth era professora desde 2013 e dava aulas de Ciências. “Elisabeth chegou contribuindo ativamente com a instituição ao longo de quatro décadas de trabalho na área de planejamento e desenvolvimento de atividades”, disse o governo.

Disponível em: https://www.band.uol.com.br/noticias/professora-morre-ataque-com-faca-escola-sp-16591770. Acesso em 31.mar.2023.

 


Texto V

Quando se fala em violência escolar, levanta-se a questão de crianças e adolescentes serem, ao mesmo tempo, autores e vítimas dessa situação. A violência pode ter como causa o fato de pessoas, ainda em formação, viverem em ambientes igualmente violentos, como é o caso de crianças e adolescentes cujos pais discutem ou agridem-se física e emocionalmente. O abandono parental, a violência doméstica, a incidência de cenas violentas nas mídias digitais, a falta de empatia e tantas outras manifestações comportamentais negativas em decorrência das mazelas socioeconômicas estão intimamente ligados à formação cidadã.

Gislaine Buosi


Texto VI

Para conter o problema de violência nas escolas do estado, o governo anunciou algumas ações. O Secretário de Educação do Estado de São Paulo disse que a secretaria planeja contratar 150 mil horas de atendimento psicológico e psicopedagogo para as escolas estaduais. A gente fazia atendimento virtual na época da pandemia. Independentemente da tristeza de hoje, já está prevista a contratação de 150 mil horas de atendimento de psicólogos e psicopedagogos para as escolas. (...) Desde 2019, a Secretaria de Estado da Educação desenvolve um programa de melhoria da convivência e proteção escolar, chamado Conviva SP, por meio do qual o ambiente escolar pode ser transformado mm ambiente mais acolhedor, colaborativo e seguro.

https://veja.abril.com.br/brasil/escola-em-sao-paulo-alvo-de-ataque-ficara-fechada-por-uma-semana/. Adaptado. Acesso em 31.mar.2023.



PROPOSTA DE REDAÇÃO: Com base na leitura dos textos motivadores apresentados e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em norma-padrão da língua portuguesa sobre o tema: "Desafios para conter a violência escolar no Brasil", apresentando proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

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