VOLTAR PARA OS TEMAS

EM - VERBETE – PÓS-VERDADE

VERBETE - EM

VERBETE

PÓS-VERDADE

MODELO UNICAMP

ID: E8I



Texto I

“Pós-verdade” é eleita a palavra do ano pelo Dicionário Oxford

Após anos elegendo palavras presentes na vida cultural e cotidiana das pessoas, editora escolheu palavra que ganhou destaque dentro do debate político


A palavra do ano de 2016, segundo o Dicionário Oxford, é 'pós-verdade'. (...). Segundo o próprio dicionário britânico, o verbete significa "relativo a” ou “que denota circunstâncias nas quais fatos objetivos são menos influenciadores na formação da opinião pública do que apelos à emoção ou à crença pessoal". Todos os anos, a editora de dicionários da instituição britânica elege a palavra que, naqueles meses, atraiu um grande interesse. As palavras candidatas ao prêmio são debatidas por um júri, que, segundo a instituição escolhe o termo vencedor com base no "potencial duradouro" e na "significância cultural".

Depois de pelo menos quatro anos elegendo palavras que se tornaram comuns dentro da cultura – principalmente digital – da população anglófoca, nesta edição, a palavra do ano tem uma conotação política. O termo ganhou popularidade nas campanhas do plebiscito do Brexit e da eleição americana, vencida pelo republicano Donald Trump, ambas marcadas pela disseminação de notícias falsas nas mídias sociais e de mentiras, por candidatos ou figuras-chave de campanha.

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-37998165


Texto II

Pós-verdade é um neologismo que descreve a situação na qual, na hora de criar e modelar a opinião pública, os fatos objetivos têm menos influência que os apelos às emoções e às crenças pessoais. Na cultura política, se denomina política da pós-verdade (ou política pós-factual) aquela na qual o debate se enquadra em apelos emocionais, desconectando-se dos detalhes da política pública, e pela reiterada afirmação de pontos de discussão nos quais as réplicas fáticas – os fatos – são ignoradas. A pós-verdade difere da tradicional disputa e falsificação da verdade, dando-lhe uma "importância secundária". Resume-se como a ideia em que “algo que aparente ser verdade é mais importante que a própria verdade”. Para alguns autores, a pós-verdade é simplesmente mentira, fraude ou falsidade encobertas com o termo politicamente correto de "pós-verdade", que ocultaria a tradicional propaganda política.

https://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%B3s-verdade



PROPOSTA DE REDAÇÃO: Imagine que você tenha sido convidado para escrever um VERBETE a ser publicado numa revista on-line, destinada ao público da terceira idade. A finalidade do verbete é explicar o significado da expressão PÓS-VERDADE, cujo conceito ainda pouco conhecido.


Você, então, deverá:

. definir a expressão “pós-verdade”;
. citar dois exemplos tendentes a elucidar melhor o assunto e
. advertir o leitor acerca dos perigos da pós-verdade.



***


O que é VERBETE?
O verbete é um conjunto de definições, acepções, exemplos e outras informações acerca de determinada palavra, expressão ou assunto. O verbete é gênero que se apropria da função metalinguística da linguagem, e está presente nos dicionários, nas enciclopédias, nos glossários e, com o advento da internet, em revistas/sites virtuais.



Como fazer um VERBETE?
Excetuando-se a estrutura rígida/tradicional dos verbetes nos dicionários, nos demais espaços, a estrutura é mais flexível. O importante é que, por meio de uma construção lógica e coerente, ao final da leitura do verbete, o leitor compreenda perfeitamente o significado daquilo a que o verbete se propôs. Os exemplos daquilo que se define são importantes para o melhor entendimento do leitor. O verbete não tem marcas pessoais – é escrito na 3.ª pessoa do singular e não registra a opinião daquele que o desenvolve.


Boas atividades!

Arrasa aí!

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.