EM - CARTA ARGUMENTATIVA - UFU/2016 - A TECNOLOGIA PARA A SIMPLIFICAÇÃO DOS NEGÓCIOS
CARTA ARGUMENTATIVA - EM
UFU-2016
CARTA ARGUMENTATIVA
A
TECNOLOGIA PARA A SIMPLIFICAÇÃO DOS NEGÓCIOS
CARTA ARGUMENTATIVA
ID: E5R
Leia com atenção todas as
instruções.
. Se for o caso, dê um título
para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação que
você pretende abordar.
. Se a estrutura do gênero
exigir assinatura, escreva, no lugar da assinatura, JOSÉ ou JOSEFA.
. Em hipótese nenhuma escreva
seu nome, nem pseudônimo, nem apelido.
. Utilize trechos dos textos
motivadores, parafraseando-os.
. Não copie trechos dos
textos motivadores.
Leia atentamente os textos a seguir.
TEXTO I
Dizer
que o mundo conectado aproximou as pessoas já pode ser considerado um
lugar-comum. Trata-se, no entanto, de um daqueles postulados que se tornam a
cada dia mais vigorosos por um motivo simples: é verdadeiro. Um estudo
divulgado em fevereiro pelo Facebook calculou
– a partir de dados de seu 1,6 bilhão de usuários que a distância entre um
indivíduo e qualquer outro do planeta é de apenas 3,5 graus de separação. É
quase metade do que apontavam pesquisas até a década passada, que alardeavam os
famosos “6 graus de separação”. Um dos efeitos dessa transformação é o advento
da economia de compartilhamento – na qual o cliente e o vendedor sempre têm
contato direto, normalmente por meio de um serviço on-line, dispensando atravessadores. Se hoje é possível utilizar
um aplicativo para avisar um motorista de que se quer contratá-lo, as
cooperativas de táxis deixam de ter peso. Se existe a oportunidade de acessar
um serviço de streaming que
dispõe de milhares de filmes, séries e afins, pelo pagamento de uma
mensalidade, dilui-se o alcance das TVs a cabo. Em outras palavras, reduziu-se
a distância entre quem faz e quem quer adquirir o que foi feito. A mesma lógica
tem sido burilada por startups –
as nascentes empresas de tecnologia – para remodelar outro tradicional setor da
velha economia: o de imóveis. Nos anos 2010 surgiram serviços que conectam
proprietários de casas e apartamentos com interessados em alugá-los ou
comprá-los. O que muda? Podem-se dispensar as clássicas imobiliárias – e, em
curto prazo, também os corretores.
Veja, ed. 2467, ano
49, nº 9, 2 de março de 2016, p. 86 (fragmento adaptado).
TEXTO II
Proposta de redação: Com base nos textos, redija uma CARTA ARGUMENTATIVA, para ser enviada
à seção de Cartas para uma Revista, posicionando-se, a favor ou contra, a
respeito da afirmativa a seguir.
A tecnologia tem deixado várias formas de
negócio, como o imobiliário, mais transparentes, eficientes e baratas ao dar
controle ao cliente e eliminar profissionais que só atuavam no meio de campo,
burocratizando o processo, para depois resolver os problemas criados por eles
mesmos.