VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAF - TEXTO DE OPINIÃO – GRAFITAGEM

TEXTO DE OPINIÃO - EF ANOS FINAIS

TEXTO DE OPINIÃO

GRAFITAGEM

ID: E6M


Texto I

Grafite de Paulo Ito. Disponível em: https://artesemfronteiras.com/artista-paulo-ito/

 

A crítica vem em forma de tinta que ganha contornos nos muros e paredes da capital São Paulo. No dia a dia, ela pode até passar despercebida, mas basta que o olhar pouse no grafite para que o “tapa na cara” seja dado. Pelo menos essa é a intenção do artista de rua Paulo Ito, que na semana passada teve uma de suas obras compartilhada em toda a internet.

No portão de uma escola no bairro Pompéia, em São Paulo, um garoto negro chora ao constatar que em seu prato há apenas uma bola de futebol – alô, Fifa! Esse tapa foi pra você! Nas paredes da capital, dezenas de desenhos recheados de protesto atentam para a miséria, para a violência contra a mulher e para situações do dia a dia da periferia.

Paulo Ito, que assim como boa parte dos artistas de rua, prefere os muros ao cárcere de um museu, usa a tinta como meio para propagar suas reflexões e revoltas, utilizando a figura de pessoas e, muitas vezes, criando diálogos e frases que enriquecem ainda mais a reflexão. No lugar de paredes cinza, um cutucão para pensar sobre a vida, a sociedade e tudo mais.

http://www.hypeness.com.br/2014/05/conheca-o-artista-de-rua-brasileiro-que-usa-a-arte-para-protestar/, adaptado.



Texto II

O Grafite sempre foi uma manifestação duramente criticada por muitos, pois em alguns aspectos sua expressão pode ser interpretada como um rabisco que causa mais poluição visual, além de ser considerado um ato de vandalismo. Por outro lado, o Grafite é uma arte de rua, reconhecida pela sofisticada qualidade artística. Os grafiteiros mais famosos no Brasil são: Os Gêmeos, Eduardo Kobra e Ramon Martins.

ADAMI, Anna Adami. Disponível em: http://www.infoescola.com/artes/a-arte-do-grafite/, adaptado.



PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um TEXTO DE OPINIÃO, em norma padrão da língua portuguesa, que responda à pergunta-tema: 
“O Grafite é arte, protesto ou vandalismo?”


Escreva, aproximadamente, 30 linhas.


***


Ao texto em que o autor apresenta seu posicionamento crítico em relação a determinado assunto, chamamos TEXTO DE OPINIÃO. Antes de escrevê-lo, é preciso pensar o quanto se conhece a respeito do assunto – até porque é impossível opinar sobre um assunto, sem, ao menos, saber do que se trata.


Depois de conhecer o assunto, é preciso planejar o texto:

1) Comece apresentado o tema e a opinião. Ex.: Considero que o... seja o maior responsável por...; Acredito que a..., um dos maiores problemas da população brasileira, devesse... etc. (NUNCA “Eu acho que”.);

2) Apresente um motivo para justificar sua opinião. Ex.: Isso se deve ao fato de que o... traga prejuízos ao...;

3) Cite exemplos que apoiem sua opinião. Ex.: Assim como na Espanha...; A exemplo do que acontece no Sudeste...;

4) Para finalizar, o ideal é que você “chame” o leitor para concordar com a sua (de quem escreve) opinião. Ex.: É mais do que tempo de a sociedade admitir que... (repetir sua opinião – a que você escreveu no início do texto.)

5) Assine o texto de opinião.



Outras dicas: use marcas linguísticas positivas aos argumentos com os quais você concorda. Ex.: Com razão aqueles que; Com acerto, ...; De fato, ... Use marcas linguísticas negativas aos argumentos com os quais você não concorda. Ex.: É inadmissível...; É reprovável... Não se pode imaginar que...

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.