VOLTAR PARA OS TEMAS

EM - EDITORIAL - INTELIGÊNCIA SOCIAL

EDITORIAL - EM

INTELIGÊNCIA SOCIAL

EDITORIAL

ID: E7Z


Texto I

Inteligência social ou inteligência interpessoal é a habilidade de entender e reagir adequadamente a seu meio social e desenvolver relações saudáveis e produtivas. Segundo Daniel Goleman (1), baseando-se na neurociência, a inteligência social consiste da percepção social (incluindo empatia, compatibilidade, inteligência emocional e cognição social) e faculdades sociais (incluindo sincronicidade, autoapresentação, influência e atenção ao outro). A inteligência emocional (2) é sua área mais estudada no Brasil.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Intelig%C3%AAncia_social 


(1) Daniel Goleman é um jornalista científico dos Estados Unidos. Por doze anos, escreveu para o The New York Times, principalmente sobre avanços nos estudos do cérebro e das ciências comportamentais. 
(2) Inteligência emocional é um conceito em Psicologia que descreve a capacidade de reconhecer e avaliar os próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles; é a competência responsável pela capacidade de liderança de um ser humano.


Texto II

A inteligência social é estruturada ao longo da vida por meio do contato com pessoas e da interação com o ambiente. Ela reúne dois itens: a consciência social – o que sentimos em relação aos outros, e a facilidade social – o que fazemos de posse dessa consciência.

As organizações de modo geral buscam por profissionais equilibrados, não só pela autoestima, mas também pela boa e espontânea relação com a equipe. Mesmo que durante o processo de trabalho se observe algum obstáculo, estes profissionais conseguem naturalmente viabilizar as relações sociais, não apenas visando seus méritos, mas também acreditando que os colegas fazem parte desta conquista.

A empatia é um aspecto indispensável dentro da inteligência social e nos dá a capacidade de compreender e flexibilizar as diferenças inerentes aos relacionamentos interpessoais. (...)

A relação de ensino X aprendizagem, está diretamente ligada ao entendimento do elemento social e consequentemente conectada com os fatores emocionais. Neste contexto o ensino é compreendido como a transferência de conhecimento organizado de certa atividade.

https://www.silviabez.com.br/a-importancia-da-inteligencia-social-nas-organizacoes/


Texto III

E por que sermos sociais? Primeiro, porque faz parte da evolução. A ciência diz que viver em sociedade é o que faz do homem o animal mais desenvolvido – alguns estudos apontam que o cérebro humano é maior que o de outras espécies devido à alta complexidade de nossas interações sociais. Depois, porque conviver com pessoas traz benefícios à saúde: quem não tem amigos vive menos. Por fim, um motivo ligado à seleção natural do homem moderno: para se destacar na carreira, é importante ter um bom networking, além de saber lidar bem com pessoas para desenvolver projetos e trabalhos.

http://tab.uol.com.br/inteligencia-social/



CONTEXTUALIZAÇÃO E COMANDO: A revista “Tecnologia, società e cultura", na edição desse mês, trará uma série de reportagens a respeito da "INTELIGÊNCIA SOCIAL". Escreva o editorial da revista, abordando esse tema.


***

SÓ PARA LEMBRAR...

EDITORIAL é um texto de caráter expositivo-argumentativo, veiculado em jornais e revistas. O editorialista focaliza um tema atual e polêmico, de viés político, econômico, social, educacional etc., a partir do qual firma suas argumentações. O Editorial surge nas primeiras páginas do jornal ou da revista, e explora, geralmente, a matéria da capa.

Como fazer um EDITORIAL?

. O texto é breve – aproximadamente, 25 linhas.

. A linguagem depende do público-alvo – é preciso considerar, entre outros aspectos, o caráter da revista/jornal (científico, religioso, jurídico, político etc.) e, consequentemente, a faixa etária dos leitores.

. A estrutura segue a dos demais gêneros de caráter dissertativo: apresentação do tema, tese, discussão e conclusão.

. É escrito, preferencialmente, na 3.ª pessoa do singular.

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.