VOLTAR PARA OS TEMAS

SUICÍDIO - UNIVERSIDADE DE RIO VERDE 2018.02 - ALTERNATIVA A

OUTROS VESTIBULARES

SUICÍDIO

UNIVERSIDADE DE RIO VERDE

2018/2 - ALTERNATIVA A


INSTRUÇÕES

1. O texto deverá ter, no máximo, 25 (vinte e cinco) linhas, e no mínimo, 20 (vinte) linhas. Textos que não atingirem 20 linhas serão eliminados.

2. As alternativas propostas apresentam coletâneas que mantêm uma linha temática. Consulte as coletâneas e utilize-as segundo as instruções específicas dadas para a alternativa. Não as copie.

3. Ao elaborar sua redação, você poderá utilizar-se também de outras informações que julgar relevantes para o desenvolvimento da temática escolhida, desde que estejam, essencialmente, relacionadas.

4. Na redação final, você deverá ater-se ao seguinte:

a) indique a alternativa escolhida;

b) dê um título à sua redação conforme a alternativa que você escolheu;

c) use caneta de tinta azul ou preta.

5. Qualquer redação, por mais bem feita que seja, terá nota zero se fugir das temáticas propostas; se for cópia dos trechos apresentados nas coletâneas; se for ilegível ou apresentar desconhecimento da norma padrão e manejo da modalidade escrita, acarretando total comprometimento do texto produzido. A redação também será penalizada se não corresponder ao tipo de texto escolhido.


ORIENTAÇÃO GERAL

Seguem duas propostas/temas para, dentre elas, escolher uma para a sua redação. Preste atenção ao assunto que é solicitado. A valorização do seu texto dependerá de sua relação direta com o tema, com a montagem do texto, com a coerência, com a coesão e, principalmente, com os argumentos que você utilizar para convencer o seu leitor de que o seu ponto de vista é o melhor. Observe atentamente as orientações que acompanham cada alternativa.

Leia atentamente os tópicos abaixo a fim de verificar qual deles se enquadra melhor aos seus conhecimentos, pois sua redação não deverá fugir e nem transgredir o tema proposto. Feito isso, escolha o tópico que deverá ser desenvolvido de forma clara e objetiva.


ALTERNATIVA  A

TEXTO 1


(Edição 2523, "Sonhos interrompidos".)



TEXTO 2

Como comunicação online pró-suicida, verifica-se que a internet pode operar facilitando o acesso a conteúdo sobre o suicídio, informação sobre método, identificação, encorajamento, contágio e cyberbullicídio. Por outro lado, a comunicação preventiva na internet se apresenta como mídia preventiva, grupos de apoio online, redes sociais virtuais e telepsiquiatria.(...) Ainda se verifica que o público jovem apresenta mais vulnerabilidade à comunicação online pró-suicida pela facilidade do acesso aos meios digitais e características inerentes à adolescência, sendo assim de extrema importância aumentar a visibilidade dos sites de prevenção do suicídio.(...)conclui-se que a internet relacionada ao suicídio tem relação ambígua, pois da mesma forma que existem sites direcionados para a prevenção, também existem sites que auxiliam no encorajamento ao ato suicida. Portanto, torna-se importante maior atenção por parte dos profissionais de saúde a estes sites, bem como sensibilização da população em geral para oferecer ajuda, realizar o encaminhamento para profissional de saúde mental ou denunciar o conteúdo quando necessário.

Disponível em: (http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?)



TEXTO 3

A forma de criação que dá tudo o que as crianças pedem, libera tudo, não impõe limites, tem criado pessoas mimadas, sem censo de responsabilidade e de enfrentar desafios. Então, diante das primeiras dificuldades, da primeira decepção amorosa, do primeiro “não”, entram em desespero, não entendem o porquê e revoltam-se. Em decorrência disto, dependendo da personalidade de cada um e dos exemplos que viram durante a vida, alguns se tornam violentos, agressivos aos outros, machucam, estupram, matam; outros agridem a si mesmos, emocional ou fisicamente, mutilam-se, podendo chegar a tentativas e ao ato do suicídio.A dor emocional também machuca; diante do primeiro “não”, do primeiro desprezo, sentem-se sem valor, pois acreditavam que a forma de ser amado era recebendo respostas positivas para tudo, sendo que o “não” os deixa perturbados, perdidos, achando que possuem algum problema.

(https://amenteemaravilhosa.com.br)




TEXTO 4 


(BERTOLOTE; MELLO-SANTOS; BOTEGA, 2010)



PROPOSTA DE REDAÇÃO: Com base nas ideias presentes nos textos motivadores , acima apresentados, e valendo-se tanto de outras informações que você julgue pertinentes quanto dos dados de sua própria observação da realidade, redija um texto expositivo-argumentativo, no qual você exponha o seu ponto de vista sobre o tema: SUICÍDIO, UM TEMA DELICADO E NECESSÁRIO.

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.