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EM - RESENHA CRÍTICA - MODELO UNICAMP - TERRA SONÂMBULA

UNICAMP

RESENHA

MODELO UNICAMP

TERRA SONÂMBULA

ID: E27


Imagine que você tenha sido convidado para resenhar Terra sonâmbula, romance do ficcionista africano Mia Couto, publicado em 1992. A resenha será publicada em um jornal de grande circulação e foi encomendada especialmente com a finalidade de nortear vestibulandos, vez que é leitura obrigatória na Unicamp. Terra sonâmbula é considerada uma das melhores obras africanas do século XX. 

Para tanto, ideal que a obra Terra sonâmbula seja lida.



https://ascoisasdavidablog.wordpress.com/2018/10/16/impressoes-de-leitura19terra-sonambula-mia-couto/



Assista também à adaptação cinematográfica:

https://www.youtube.com/watch?v=iukiUyEU-tw


Você já sabe, mas não custa lembrar...

RESENHA CRÍTICA é uma abordagem analítica acerca de um objeto cultural: um poema, um livro, uma apresentação de balé, uma exposição de arte, uma partida de futebol etc.


Criticar é "falar mal"?
Abordar criticamente é opinar, é apresentar problemas e qualidades, pontos negativos e positivos que o resenhista julgar importante destacar. Portanto, a RESENHA não deve apenas apontar falhas (quando houver), mas deve também tecer elogios, pontos fortes da obra analisada. 
É muito comum jornais de grande circulação veicularem lançamento de livros, e, para tanto, o trabalho do resenhista é indispensável – a RESENHA tem a finalidade de apresentar determinada obra.


Como fazer?
A boa RESENHA, além de fornecer uma síntese do assunto, apresenta o maior número de informações sobre o trabalho – fatores que, ao lado de uma abordagem crítica e de algumas relações intertextuais, darão ao leitor os requisitos mínimos para que ele se oriente – esse é o objetivo da resenha: orientar o público consumidor daquele objeto cultural.


Imaginemos, por exemplo, a resenha de um livro - ela deve contemplar:

1) Breve apresentação do autor - nome, data e local do nascimento, da morte, formação acadêmica etc.;
2) Apresentação da obra - título, gênero, ano da publicação etc.;
3) Avaliação crítica da obra – a composição do enredo, a contextualização, a originalidade e o caráter atual (ou não) do trabalho etc.;
4) Outras impressões do resenhista;
5) Aconselhamento do resenhista acerca daquela leitura – é recomendada?; a que tipo de público-leitor?; por quê?

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