RELATÓRIO
DECORAÇÃO
DA CASA PARA O NATAL
ID:
EHI
CONTEXTUALIZAÇÃO:
Dona Ogarita Moritz da Luz decora a casa dela, em Florianópolis, há pelo menos
60 anos, e faz questão de se preparar para viver toda a magia do Natal.
Imaginem uma casa que, onde quer que se olhe, tem decoração natalina! Até os
puxadores das gavetas da cozinha, as latas de bolachas e balas entram no clima
de Natal! A máquina de lavar roupas também ganha um toque especial. "Eu
faço isso há sessenta anos", conta Dona Ogarita, orgulhosa.
https://www.pexels.com/pt-br/foto/lanterna-de-pinha-marrom-ao-lado-da-vela-699372/
PROPOSTA
DE REDAÇÃO: Imagine que você seja Dona Ogarita, a catarinense que, há sessenta anos, decora a casa
para o Natal. Nesse ano, você foi ainda mais criteriosa: resolveu escrever um
relatório acerca de todas as atividades desenvolvidas, desde o primeiro dia em
que você foi comprar os enfeites, isso há, aproximadamente, dois meses, até a
véspera do Natal, quando a decoração da casa ficou pronta.
OPERAÇÃO
PUXA-IDEIAS:
Antes
do começar a escrever, pense: você trabalhou sozinha?; quanto custou os
materiais?; onde foram comprados?; foi aproveitado algum material do Natal passado?;
houve algum contratempo na execução dos trabalhos?; qual?; o resultado foi o
esperado? etc., etc.
Levante
outras hipóteses! Não economize criatividade!
Escreva,
aproximadamente, 30 linhas.
Não custa lembrar...
O
relatório é um conjunto de informações para fornecer resultados parciais
ou totais de trabalhos, experimentos, projetos, pesquisas ou quaisquer outras
atividades, quer estejam concluídas quer estejam em andamento; tais
informações, geralmente, destinam-se a alguém que não participou pessoalmente dos
trabalhos.
Como fazer?
Antes de redigir o
relatório, é preciso considerar os principais pontos do trabalho: número de
pessoas envolvidas, quantidade, local e duração de reuniões, de ensaios,
discriminação de materiais e respectivas despesas, estratégias para a
realização das tarefas, entrevistas (se for o caso) de pessoas consultadas para
a realização do trabalho, além de detalhes específicos, conforme o trabalho
desenvolvido.
Feito o levantamento, a redação do relatório deverá seguir certa
cronologia e contemplar respostas para: QUEM fez, O QUE fez, POR QUE fez, COMO
fez, QUANDO fez, ONDE fez e RESULTADO do que foi feito. No final, é comum o
redator do relatório deixar registradas suas impressões acerca de todo o
ocorrido.
O relatório contém título, que, geralmente, adianta o conteúdo a ser
relatado (Ex.: RELATÓRIO SOBRE A OFICINA LITERÁRIA DO COLÉGIO PEDRO ÁLVARES
CABRAL) e intertítulos (Ex.: Participantes; Materiais; Despesas etc.).