VOLTAR PARA OS TEMAS

EM - RELATO PESSOAL - ADVOGADA ALGEMADA APÓS AUDIÊNCIA

RELATO - EM

RELATO PESSOAL

ADVOGADA É ALGEMADA EM AUDIÊNCIA

ID: EAM


Leia com atenção o texto a seguir:


Advogada algemada em audiência

A advogada Valéria dos Santos foi algemada e presa na sala de audiência, no 3.º Juizado Especial Cível de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, no dia 10 de setembro.


Tudo começou depois que uma juíza leiga e uma advogada discutiram se incluiriam ou não uma contestação no processo. A discussão foi gravada em vídeos. Imagens mostraram a advogada discutindo com uma mulher durante a audiência. A juíza leiga disse que queria encerrar a audiência, mas Valéria disse que ainda não tinha terminado o trabalho dela e feito as contestações sobre o caso [em que atuava como advogada]. A juíza disse que ela tinha que esperar o delegado da OAB fora da sala. Com a persistência do impasse, a juíza resolveu chamar a polícia, e a discussão continuou. Logo após, imagens mostram Valéria no chão algemada.



PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir da leitura do texto, redija um RELATO, em primeira pessoa, imaginando-se a advogada que, ao final de uma audiência, foi algemada por policiais. Escreva, aproximadamente, 25 linhas.


Só para lembrar...

O que é e como fazer um RELATO?

O Relato é um dos gêneros discursivos mais utilizados no dia a dia das pessoas. Toda vez que contamos ou escrevemos sobre algo que aconteceu no colégio, na festa de aniversário, no acampamento etc., estamos relatando episódios. Pode-se dizer que o Relato é o registro de um fato marcante na vida do relator (de quem relata).

No Relato Pessoal, também conhecido por Depoimento, como o próprio nome adianta, constam experiências, incidentes, surpresas e demais situações vividas pelo relator/autor. O relato é escrito, predominantemente, no tempo passado.

O Relato Pessoal é conduzido na 1.ª pessoal do singular (quando a voz presente no texto é a do próprio relator/autor), exceto quando há mais de uma pessoa envolvida no evento a ser relato – nesse caso, o Relato é conduzido na 1.ª pessoa do plural. É preciso equilibrar segmentos narrativos e descritivos, a fim de que, além do bom relato, personagens, espaço e cenas sejam bem “desenhados”.

Para a produção de um Relato Pessoal, é preciso, o quanto possível, contemplar:

. quem?: apresentação do relator e das personagens (quando as personagens forem significativas ao Relato);

. o quê?: fato a ser relatado;

. quando?: demarcação do fato no tempo – no verão passado, por exemplo;

. onde?: lugar em que aconteceram os fatos a serem relatados;

. como?: desenrolar/dinâmica dos fatos;

. por quê?: fato causador;

. e então: impressões; saldo positivo ou negativo do fato relatado.


SUPER DICA: Antes de entregar seu texto corretor, revise-o. Releia o que escreveu, faça a autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto está fácil de ser entendido, se as ideias, frases e parágrafos estão bem ligados entre si, se os fatos têm uma sequência cronológica e não se embaralham, se não há repetições, se a ortografia, os plurais, a pontuação e acentuação gráfica estão corretos. 

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.