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EM - EDITORIAL - PAS/UFLA - GESTÃO DO LIXO

EDITORIAL - EM

GESTÃO DO LIXO
EDITORIAL
PAS/UFLA
2ª etapa – Triênio 2016-2018



INSTRUÇÕES

 A redação deverá ser feita obrigatoriamente a caneta de tinta azul e ser desenvolvida no formulário próprio. O espaço neste caderno poderá ser usado somente como rascunho.
 O formulário de redação deverá ser assinado apenas no espaço destinado para a assinatura.
 Receberá nota 0 (zero) a redação que contiver qualquer forma de identificação (assinaturas, rubricas, pseudônimos,
desenhos, mensagens, números de inscrição ou de documentos ou quaisquer sinais que possam identificá-lo).
 Mesmo que o gênero solicitado exija assinatura, não assine sua redação.
 Atenção para o tema e o gênero textual solicitados.
 Dê um título ao seu texto.

Texto I

UNS PERDEM, OUTROS TRANSFORMAM

Quanto mais rico o país, mais lixo se joga fora, mais lixo se recolhe, mais lixo se reaproveita e mais dinheiro se ganha com isso.

Compare

Segundo especialistas, se o problema do lixo já estivesse bem resolvido no Brasil, 10% da sua energia poderia ter como fonte o biogás, constituído basicamente por metano e dióxido de carbono liberados por detritos. Na contabilidade geral, somando-se inclusive o dinheiro usado por governos e prefeituras para cuidar de aterros que não geram energia, está-se jogando no lixo, por assim dizer, uma receita que pode alcançar 10 bilhões de reais. Pois é: além de fazer bem ao meio ambiente, à saúde e à paisagem, o tratamento adequado do lixo ajuda a economia. É o desafio de uma nova era.

Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/desafios-era-lixo-detritos-transformar-riqueza-urbanidade-sujeira-681764.shtml


Texto II

Texto III
O acúmulo de sujeira é inevitável, faz parte do mundo atual e não para de crescer (...). Às toneladas de garrafas, sacolas e embalagens de plástico descartadas todos os dias vieram se somar, mais recentemente, placas, teclados e outros componentes de computadores, impressoras, celulares e demais exemplares de uma nova categoria, o lixo eletrônico, ou e-lixo. Diante de tantos e tão variados detritos, muita gente está buscando meios de lidar com o que se joga fora. "O destino do lixo é a nova fronteira da evolução humana", diz Sabetai Calderoni, doutor em ciências pela Universidade de São Paulo (USP), pósgraduado em planejamento pela Universidade de Edimburgo, na Escócia, e autor do livro Os Bilhões Perdidos no Lixo. "De agora em diante o homem tem de transpor esse obstáculo para progredir." À medida que soluções vão sendo pensadas, o lixo vai se transformando ele próprio num grande negócio. Empresas de coleta, tratamento e reciclagem, um setor já avançado nos países desenvolvidos e ainda incipiente, mas em franca expansão, naqueles em crescimento, como o Brasil, empregam milhares de pessoas e movimentam grandes quantias.

Disponível em: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/desafios-era-lixo-detritos-transformar-riqueza-urbanidade-sujeira-681764.shtml (Fragmento)


Texto IV


PROPOSTA DE REDAÇÃO

O editorial é um gênero do discurso argumentativo que tem a finalidade de manifestar a opinião de um jornal, de uma revista ou de qualquer órgão da imprensa a respeito de acontecimentos importantes no cenário nacional ou internacional. Não é assinado, porque não deve ser associado a um ponto de vista individual. Deve ser enfático, equilibrado e informativo. Além de apresentar os aspectos que sustentam a posição assumida pelo jornal, costuma também resumir opiniões contrárias, para refutá-las (ABAURRE; ABAURRE, 2007). A linguagem é impessoal, ou seja, utiliza marcações em 3.ª pessoa.

Suponha que você seja o editor-chefe de um jornal escolar e, diante das matérias divulgadas na sociedade sobre a questão do lixo, é motivado a escrever o EDITORIAL do próximo número do jornal.

O Editorial deve defender a posição do jornal quanto ao seguinte tema: Gestão do lixo: responsabilidade de todos. 

Mobilize argumentos que sustentem o ponto de vista do jornal, refutando argumentos contrários. 

O texto deverá apresentar clareza, objetividade, coerência, coesão e consistência argumentativa. Além disso, deverá ser redigido em padrão formal e tomar como referência leitores escolarizados.

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