Entendida como consumo cultural, a prática do culto ao corpo coloca-se
hoje como preocupação geral, que perpassa todas as classes sociais e faixas
etárias, apoiada num discurso que ora lança mão da questão estética, ora da
preocupação com a saúde. Segundo Pierre Bourdieu, sociólogo francês, a
linguagem corporal é referência para a distinção social, que coloca o consumo
alimentar, cultural e a forma de apresentação – como o vestuário, higiene,
cuidados com a beleza etc. – como os mais importantes modos de se distinguir
dos demais indivíduos. Nas sociedades modernas, há uma crescente preocupação
com o corpo, com a dieta alimentar e o consumo excessivo de cosméticos,
impulsionados basicamente pelo processo de massificação das mídias (...), quando
o corpo ganhou mais espaço, principalmente nos meios midiáticos. Não por acaso,
nesse período surgiram as duas maiores revistas brasileiras voltadas ao tema: Boa
Forma (1984) e Corpo a Corpo (1987). Contudo, foi o cinema de Hollywood que
ajudou a criar padrões de beleza, difundindo novos valores da cultura de consumo
e projetando imagens de estilos de vida glamorosos. Da mesma forma, podemos
pensar em relação à televisão, que veicula imagens de corpos perfeitos, por
meio dos mais variados formatos de programas, de peças publicitárias, de novelas,
de filmes etc. Isso nos leva a pensar que a imagem da eterna juventude,
associada ao corpo perfeito e ideal, atravessa todas as faixas etárias e classes sociais, compondo, de manieras diferentes, diversos estilos de vida.
https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/a-influencia-midia-sobre-os-padroes-beleza.htm#:~:text=N%C3%A3o%20por%20acaso%20que%20foi,a%20Corpo%E2%80%9D%20(1987).&text=Nesse%20sentido%2C%20as%20f%C3%A1bricas%20de,.%2C%20t%C3%AAm
%20contribu%C3%ADdo%20para%20isso, com ajustes.
Nos anos 1970, desembarcaram no Brasil, com as
bonecas Barbie, numerosas máquinas e técnicas do corpo, instrumentos de um
verdadeiro marketing de vivências corporais: o "body business". Passava-se de uma
estética para uma ética feminina, que obrigaria a mulher a se responsabilizar
pelo próprio envelhecimento. O corpo numa sociedade de abundância industrial
tinha uma nova tarefa: ser um corpo consumidor e, pior, consumidor em cada uma
das partes individualizadas e cuidadas. Para as unhas, esmaltes e lixas. Para
os cabelos, xampus, tinturas, secadores. Para o corpo, bronzeadores,
hidratantes, sabonetes cremosos e desodorizantes.
Difundindo padrões de beleza, as imagens publicitárias de produtos nunca
dantes vistos refletem-se no público feminino. De modo irônico, diz a psicóloga
Joana Novaes, trata-se de um corpo que, ao buscar incessantemente sua
originalidade, apaga-se no coletivo dessa busca, pois essa transforma-se em
regra.
https://historiahoje.com/o-culto-ao-corpo-sofrimento-e-frustracao/,
com ajustes.
Texto IV
Magra, alta, gorda, branca, baixa, negra, cabelos longos ou curtos? Qual
é o corpo padrão definido pela sociedade? Ou melhor: a sociedade pode impor uma
definição de corpo? Basta entrar na internet, e imagens, reportagens e
propagandas estão disponíveis a todos, induzindo as pessoas a criarem um
imaginário de corpo perfeito. O poder que a mídia tem sobre as mentes é absurdo
– ela tem dilacerado a juventude, mudando hábitos de pessoas normais, transformando-as
em escravas da indústria da beleza. Muitas acabam se afastando do mundo real
por acreditarem que estão fora da forma física: não comem muito para não
engordar, malham horas por dia, praticam exercícios físicos em excesso para
conseguirem resultados rápidos. Hábitos como esses (...) constroem uma guerra
contra o espelho, o que gera a autorrejeição. Observamos diariamente o a
inserção de novos produtos para aprimoramento do corpo humano – isso, em grande
parte, porque a mídia sempre mostra que o correto é ser magra e feliz.
http://eurekablog14.tumblr.com/
PROPOSTA DE REDAÇÃO: A
partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo
de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da
língua portuguesa, sobre o tema: "O culto ao corpo e os limites entre saúde, bem-estar e beleza". Apresente proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos.
Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e
fatos para defesa de seu ponto de vista.