VOLTAR PARA OS TEMAS

O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS E A FOME

EAOEAR - DISSERTAÇÃO

DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS X FOME

ID: DVC


 
MODELO MINISTÉRIO DA DEFESA

COMANDO DA AERONÁUTICA DEPARTAMENTO DE ENSINO DA AERONÁUTICA
 


 
Texto I
 Cerca de 1,3 bilhão de toneladas ao ano, segundo relatório de 2013 da FAO, o braço da ONU dedicado à alimentação e à agricultura. Praticamente 33% de tudo o que é produzido no mundo vão para o lixo, causando prejuízo equivalente a R$ 1,6 trilhão, quase 1/3 do PIB do Brasil. De acordo com o mesmo levantamento, se esse desperdício fosse reduzido, seria suficiente para alimentar 2 bilhões de pessoas – mais do que suficiente para acabar com a fome no planeta, que atualmente assola 870 milhões de seres humanos.  Os dados mais recentes do Brasil são de 2007, mas não menos assustadores: a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) indica que nosso desperdício chega a 26 milhões de toneladas/ano.

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/quanta-comida-e-desperdicada-no-mundo-825183.shtml


Texto III
 Visando acabar com o desperdício de comida, principalmente nos supermercados, a França aprovou em maio de 2015 uma lei que proíbe o desperdício de comida nos mercados. O que isso representa? Esta lei se concentra em grandes supermercados que possuem mais de 400 metros quadrados. A partir 1º. de julho de 2016 estes supermercados não podem mais desperdiçar comida, e deverão doar estes alimentos para organizações dedicadas à alimentação animal ou à fabricação de adubos. Quem descumprir a esta lei pode desembolsar cerca de  75 mil euros, mais dois anos de prisão. Os franceses descartam 20 quilos de alimentos por pessoa e isso representa um prejuízo de 12 a 20 bilhões por ano para o País.

https://www.eusemfronteiras.com.br/exemplo-de-sustentabilidade-franca-proibe-desperdicio-de-alimentos/


PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, que responda à pergunta-tema:


“Desperdício de alimentos X Fome – como resolver essa questão?”    

 

Atenção à grade de correção, conforme Edital do Ministério da Defesa – Comando da Aeronáutica – Departamento de Ensino da Aeronáutica. A correção da Redação será realizada por membros de Bancas Examinadoras específicas, compostas por 03 (três) professores. A redação será avaliada considerando-se os aspectos apresentados na tabela anexa em Conteúdos de Apoio ("Faça o download da proposta").
 
Será atribuído o grau 0 (zero) à redação: fora da tipologia textual ou tema proposto - dissertação argumentativa; que não estiver em prosa; com número inferior a 100 (cem) palavras (consideram-se palavras todas aquelas pertencentes às classes gramaticais da Língua Portuguesa); com número inferior a 15 (quinze) linhas; com marcas que permitam a identificação do autor; escrita de forma ilegível ou cuja caligrafia impeça a compreensão do sentido global do texto; escrita em outro idioma, que não seja o português; escrita a lápis (total ou parcialmente) ou com caneta que não seja de tinta azul ou preta; e cujos descontos (por erros) somem valores superiores ao grau 10,0000 (dez).

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.