VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAF - CRÔNICA - PROFESSOR TIMÓTEO ENTROU EM PÂNICO

CRÔNICA - EF ANOS FINAIS

PROFESSOR TIMÓTEO ENTRA EM PÂNICO

CRÔNICA DESCRITIVO-NARRATIVA com FRAGMENTO DE TEXTO UTILITÁRIO

ID: DSV



CONTEXTUALIZAÇÃO: Imagine que um dia Timóteo, o professor, tenha acordado com o habitual ruído do jornal atirado contra a parede. “Poxa vida! Seis horas da manhã, já?” Timóteo, apressado, levantou-se, recolheu o jornal, abriu-o... “Meu Deus! Não é possível!” Timóteo entrou em pânico.


O que houve? Por quê? E agora? O que pode acontecer?


COMANDO: A partir da situação acima, redija uma crônica descritivo-narrativa e, para tanto, observe:

a) a narração deverá ser conduzida em 3.ª pessoa – narrador-onisciente;

b) obrigatoriamente, um fragmento de texto utilitário (jornal) fará parte de sua crônica – você deverá criar a notícia que causou o pânico na personagem;

c) se for necessário, crie um ou dois personagens secundários para contracenar com o professor Timóteo.

d) ao longo da crônica, você deverá explorar as sugestões feitas na contextualização e, no final, esclarecer os fatos.


Atribua um título criativo ao texto. Escreva, aproximadamente, 30 linhas.


OPERAÇÃO "PUXA-IDEIAS":

Levante hipóteses: o professor, habitualmente, levantava apressado?; o fato que causou o pânico foi, mesmo!, surpreendente ou já era esperado?; é algo, necessariamente, ruim?; quais as preocupações do professor a respeito do fato veiculado no jornal? etc.




. Para prender a atenção do leitor, pense em tramas originais e criativas; pense, principalmente, em situações e desfechos surpreendentes. Esteja certo de que ninguém pensaria naquilo em que você pensou – isso é ser original.

. Não tenha preguiça de escrever e reescrever o texto – o segundo é sempre melhor do que o primeiro; o terceiro, muito, muito melhor do que o segundo...

. Ao final, o texto deve fornecer respostas para: o quê? – fatos que compõem a história/trama; quem? – personagens que vivem a trama; onde? – lugar onde ocorrem os fatos; como? – a maneira pela qual se desenvolvem os fatos; por quê? – a causa dos fatos/acontecimentos; quando? – o momento/época em que ocorrem os fatos; e então... – final da trama.

. Antes de entregar sua produção textual ao corretor, releia o que escreveu, faça a autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto é fácil de ser entendido, se as frases e os parágrafos estão bem ligados, se as ideias obedecem a uma sequência lógico/cronológica, se não há repetições nem sobra de palavras. Revise a ortografia, a pontuação, a acentuação gráfica, as concordâncias, além de outros itens gramaticais que você aprendeu. 


Boas atividades!

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.