EFAF - CRÔNICA - PROFESSOR TIMÓTEO ENTROU EM PÂNICO
CRÔNICA - EF ANOS FINAIS
PROFESSOR TIMÓTEO ENTRA EM PÂNICO
CRÔNICA
DESCRITIVO-NARRATIVA com FRAGMENTO DE TEXTO UTILITÁRIO
ID:
DSV
CONTEXTUALIZAÇÃO: Imagine
que um dia Timóteo, o professor, tenha acordado com o habitual ruído do jornal
atirado contra a parede. “Poxa vida! Seis horas da manhã, já?” Timóteo,
apressado, levantou-se, recolheu o jornal, abriu-o... “Meu Deus! Não é
possível!” Timóteo entrou em pânico.
O
que houve? Por quê? E agora? O que pode acontecer?
COMANDO:
A partir da situação acima, redija uma crônica descritivo-narrativa e, para
tanto, observe:
a) a narração deverá ser conduzida em 3.ª pessoa – narrador-onisciente;
b) obrigatoriamente, um fragmento de texto utilitário (jornal)
fará parte de sua crônica – você deverá criar a notícia que causou o pânico na
personagem;
c) se for necessário, crie um ou dois personagens secundários
para contracenar com o professor Timóteo.
d) ao longo da crônica, você deverá explorar as sugestões
feitas na contextualização e, no final, esclarecer os fatos.
Atribua
um título criativo ao texto. Escreva, aproximadamente, 30 linhas.
OPERAÇÃO "PUXA-IDEIAS":
Levante
hipóteses: o professor, habitualmente, levantava apressado?; o fato que causou o
pânico foi, mesmo!, surpreendente ou já era esperado?; é algo, necessariamente, ruim?;
quais as preocupações do professor a respeito do fato veiculado no jornal? etc.
. Para
prender a atenção do leitor, pense em tramas originais e criativas; pense,
principalmente, em situações e desfechos surpreendentes. Esteja certo de que
ninguém pensaria naquilo em que você pensou – isso é ser original.
. Não tenha preguiça de escrever e reescrever o texto – o segundo é sempre melhor do
que o primeiro; o terceiro, muito, muito melhor do que o segundo...
. Ao
final, o texto deve fornecer respostas para: o quê? – fatos que compõem a
história/trama; quem? – personagens que vivem a trama; onde? – lugar onde
ocorrem os fatos; como? – a maneira pela qual se desenvolvem os fatos; por quê?
– a causa dos fatos/acontecimentos; quando? – o momento/época em que ocorrem os
fatos; e então... – final da trama.
. Antes
de entregar sua produção textual ao corretor, releia o que escreveu, faça a
autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto é fácil de ser entendido, se
as frases e os parágrafos estão bem ligados, se as ideias obedecem a uma
sequência lógico/cronológica, se não há repetições nem sobra de palavras. Revise a ortografia, a pontuação, a acentuação
gráfica, as concordâncias, além de outros itens gramaticais que você aprendeu.