EM - DISSERTAÇÃO - MODELO UNIFENAS - BULLYING UNIVERSITÁRIO
UNIFENAS
BULLYING E INTELIGÊNCIA SOCIOEMOCIONAL
DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA
MODELO UNIFENAS
ID: F1E
Texto 1
(...) a educação socioemocional refere-se ao
processo de entendimento e manejo das emoções, com empatia e pela tomada de
decisão responsável. Para que isso ocorra, é fundamental a promoção da educação
socioemocional nas mais diferentes situações, dentro e fora da escola (...). No
campo do desenvolvimento das competências socioemocionais, um tema muito
importante nos dias atuais é o bullying. O termo bully pode ser traduzido como
valentão, brigão ou tirano. Assim, o termo bullying compreende o conjunto de
ações violentas e intencionais (geralmente repetidas) contra outra pessoa e que
tem como produto danos que variam desde a ordem física à psicológica, deixando
“marcas” não apenas momentâneas, mas também capazes de reverberar ao longo da
vida da pessoa que foi alvo do bullying. O bullying é uma preocupação para toda
a sociedade, sendo inclusive destacadas, pelo MEC, as ações anti-bullying nas
escolas. No combate ao bullying, as cinco competências socioemocionais (...)
devem ser trabalhadas: autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidades
de relacionamento e tomada de decisão responsável.
Considerando a Inteligência Emocional como um
conjunto de habilidades socioemocionais, pode-se dividir essas habilidades em
três grandes pilares:
1. Emocionais
Como lidar com os próprias emoções a partir das
situações a que somos expostos no cotidiano. Representa as habilidades em
aprender a ganhar e a perder, aprender com os erros, desenvolver autoconfiança,
senso de autoavaliação e de responsabilidade.
2. Sociais
Como se relacionar com o mundo externo e com as
pessoas ao redor. Dizem respeito às capacidades de saber cooperar e colaborar,
lidar com regras, comunicar-se bem, resolver conflitos e atuar em ambientes de
competição saudáveis.
3. Éticas
Como agir positivamente para o bem comum. Respeito,
tolerância e aceitação das diferenças são qualidades importantes nessa área.
COMANDO: Elabore um texto dissertativo-argumentativo,
em que haja uma reflexão a respeito da inteligência socioemocional para a proteção contra o bullying universitário.
Proponha uma tese original (ou, pelo menos, interessante) que represente seu ponto de vista. Não se limite a dados. Tenha espírito crítico.
Observações:
. Cada parágrafo deverá ter, no mínimo, seis linhas, e adotar a estrutura do parágrafo-padrão.
. O título, após o qual se deve deixar uma linha, deverá ser breve e sugestivo.
. A redação que não apresentar a tese no primeiro parágrafo, ou que não atender ao tipo dissertativo/argumentativo, receberá nota zero.