VOLTAR PARA OS TEMAS

EM - DISSERTAÇÃO - MODELO UNIFENAS - BULLYING UNIVERSITÁRIO

UNIFENAS

BULLYING E INTELIGÊNCIA SOCIOEMOCIONAL

DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA

MODELO UNIFENAS

ID: F1E


Texto 1

(...) a educação socioemocional refere-se ao processo de entendimento e manejo das emoções, com empatia e pela tomada de decisão responsável. Para que isso ocorra, é fundamental a promoção da educação socioemocional nas mais diferentes situações, dentro e fora da escola (...). No campo do desenvolvimento das competências socioemocionais, um tema muito importante nos dias atuais é o bullying. O termo bully pode ser traduzido como valentão, brigão ou tirano. Assim, o termo bullying compreende o conjunto de ações violentas e intencionais (geralmente repetidas) contra outra pessoa e que tem como produto danos que variam desde a ordem física à psicológica, deixando “marcas” não apenas momentâneas, mas também capazes de reverberar ao longo da vida da pessoa que foi alvo do bullying. O bullying é uma preocupação para toda a sociedade, sendo inclusive destacadas, pelo MEC, as ações anti-bullying nas escolas. No combate ao bullying, as cinco competências socioemocionais (...) devem ser trabalhadas: autoconsciência, autogestão, consciência social, habilidades de relacionamento e tomada de decisão responsável.

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/195-competencias-socioemocionais-como-fator-de-protecao-a-saude-mental-e-ao-bullying


Texto 2

Considerando a Inteligência Emocional como um conjunto de habilidades socioemocionais, pode-se dividir essas habilidades em três grandes pilares:

1. Emocionais

Como lidar com os próprias emoções a partir das situações a que somos expostos no cotidiano. Representa as habilidades em aprender a ganhar e a perder, aprender com os erros, desenvolver autoconfiança, senso de autoavaliação e de responsabilidade.

2. Sociais

Como se relacionar com o mundo externo e com as pessoas ao redor. Dizem respeito às capacidades de saber cooperar e colaborar, lidar com regras, comunicar-se bem, resolver conflitos e atuar em ambientes de competição saudáveis.

3. Éticas

Como agir positivamente para o bem comum. Respeito, tolerância e aceitação das diferenças são qualidades importantes nessa área.

https://educador360.com/pedagogico/habilidades-socioemocionais/


COMANDO: Elabore um texto dissertativo-argumentativo, em que haja uma reflexão a respeito da inteligência socioemocional para a proteção contra o bullying universitário.

Proponha uma tese original (ou, pelo menos, interessante) que represente seu ponto de vista. Não se limite a dados. Tenha espírito crítico.


Observações:

. Cada parágrafo deverá ter, no mínimo, seis linhas, e adotar a estrutura do parágrafo-padrão.

. O título, após o qual se deve deixar uma linha, deverá ser breve e sugestivo.

. A redação que não apresentar a tese no primeiro parágrafo, ou que não atender ao tipo dissertativo/argumentativo, receberá nota zero.

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.