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EM - DISSERTAÇÃO - MODELO FAMEMA - PANDEMIA E EDUCAÇÃO

FAMEMA

PANDEMIA E EDUCAÇÃO

MODELO FAMEMA

ID: F15


Texto 1

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19, após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (Covid-19). Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa. A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus.

https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus


Texto 2  


Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/infomaterias/2021/07/pandemia-acentua-deficit-educacional-e-exige-acoes-do-poder-publico. Acesso em 22.mar.2022.



Texto 3

A suspensão das aulas presenciais em função da Covid-19 levou milhões de estudantes a usarem (...) ferramentas de educação a distância. Como se não bastasse o isolamento social − por si só, um estímulo para se ficar horas na internet −, crianças e adolescentes agora acessam aplicativos e redes sociais também para ter aula. É tanta gente o dia inteiro na tela do computador, do celular ou do tablet que as escolas devem, mais que nunca, ajudar seus alunos a lidar com os desafios do mundo digital. Uma primeira orientação aos gestores escolares é estabelecer, de imediato, uma política de uso dos ambientes virtuais de aprendizagem. O passo seguinte é comunicar as regras não apenas aos alunos, mas também a suas famílias.

https://www.institutounibanco.org.br/gestao-de-crise-na-educacao-covid-19/


Texto 4

Considero quase proibido cogitarem-se os recursos de acesso remoto, se não houver três pilares básicos, quais sejam, ferramentas (computadores, essencialmente), conhecimento (alfabetização digital) e internet. Dito isso, é fácil – e lamentável – excluir parte considerável da sociedade, que não tem os elementos aqui apontados. Segundo estatísticas, são quase 15 milhões de crianças e jovens – pessoas em idade escolar, evidentemente – que dificilmente serão assistidas pelas políticas educacionais de enfrentamento aos efeitos da pandemia. Como falar em homeschooling às pessoas de regiões em que, muitas vezes, não há nem mesmo energia elétrica?

Gislaine Buosi


Texto 5

A educação domiciliar ou homeschooling é a substituição (...) da frequência à escola pela educação doméstica; a responsabilidade pela educação formal dos filhos é atribuída aos próprios pais ou responsáveis. (...) As aulas são lecionadas em casa pelos genitores ou por professores particulares contratados para esse fim. (...) Em tempos de pandemia do coronavírus, a educação domiciliar vem ganhando força. Em função da suspensão das aulas presenciais, algumas escolas estão oferecendo aos estudantes atividades e conteúdos pedagógicos para este momento de recesso obrigatório.

https://desafiosdaeducacao.grupoa.com.br/educacao-domiciliar-pandemia/


COMANDO: Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva uma dissertação, empregando a norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema: IMPACTOS DA PANDEMIA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA E PRIVADA NO BRASIL.

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