VOLTAR PARA OS TEMAS

MODELO ENEM - TURISMO NO BRASIL

ENEM

TURISMO NO BRASIL

MODELO ENEM

ID: F6R



Texto I


Disponível em: https://revistacenarium.com.br/wp-content/uploads/2021/02/turismo-impacto-pandemia-drive-18-fev-2021-copy-01-1-768x1181-1-666x1024.png



Texto II

Brasil recebe menos estrangeiros que o Louvre; plano quer dobrar turistas no país até 2022

Por que um país inteiro, com praias famosas, montanhas e a maior floresta tropical do mundo, recebe menos turistas estrangeiros que o museu do Louvre, em Paris?

O governo publicou o decreto do Plano Nacional de Turismo 2018-2022, que pretende quase dobrar – de 6,6 milhões para 12 milhões por ano – o número de visitantes estrangeiros no Brasil. O Louvre, museu mais visitado do mundo, bateu recorde de visitação no ano passado – 10,2 milhões, dos quais quase três quartos são estrangeiros (7,6 milhões). (...) Embora pretenda aumentar o número de visitantes estrangeiros, o governo retirou do texto do Plano Nacional de Turismo o incentivo ao turismo LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), que representa 10% dos viajantes no mundo e movimenta 15% do faturamento do setor, segundo dados do plano original. Em março deste ano, o governo dispensou o visto de visita para turistas de Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão que viajarem ao Brasil. (...) Segundo informações do Ministério do Turismo com base em dados divulgados pelo Grupo Amadeus (que gerencia sistemas de reservas por computador), um mês após assinatura da dispensa do visto (até abril), as reservas de turistas dos Estados Unidos cresceram 53%; do Canadá, 86%; da Austrália, 86%; e do Japão, 150%, em comparação com o mesmo período do ano passado.

https://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2019/05/19/brasil-recebe-menos-estrangeiros-que-o-louvre-plano-quer-dobrar-turistas-no-pais-ate- 2022-ghtml



Texto III

O conceito da nova campanha do Ministério do Turismo para estimular o turismo doméstico ressalta a importância da indústria de viagens para a geração de empregos e também a diversidade da oferta turística brasileira, que reúne atrativos de mesmo padrão dos principais destinos mundiais. As peças publicitárias reforçam que o brasileiro pode vivenciar experiências muito semelhantes às de fora do país se optar por fazer turismo interno. A ideia é que cada vez mais as viagens pelo Brasil façam parte da cesta de consumo do brasileiro.

http://www.turismo.gov.br/%C3%BAltimas-not%C3%ADcias/11462-f%C3%A9rias-%C3%A9-no-brasil-campanha-do-mtur-estimula-o-turismo-interno.html#:~:text=%E2%80%9CAs%20viagens%20dom%C3%A9sticas%20disputam%20o,o%20brasileiro%20viajar%20pelo%20Brasil.




PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: “Estratégias para fomentar o turismo no Brasil”. Apresente proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.