VOLTAR PARA OS TEMAS

MODELO ENEM - MÍDIA E EROTIZAÇÃO INFANTIL

ENEM

MÍDIA E EROTIZAÇÃO INFANTIL

MODELO ENEM

ID: FEK


Texto I

É na infância que o indivíduo desenvolve seus sentidos e capacidades. Nessa fase, as crianças aprendem com o que vivenciam, escutam e veem. Nos tempos modernos é comum que elas sejam expostas a conteúdos inadequados a sua idade, fazendo com que se inicie um processo de erotização infantil (...), que é uma questão da hipermodernidade. (...) Existe um contexto histórico, pois nas gerações passadas, por exemplo, as mulheres se casavam com 12 anos e tinham filhos. Os homens começavam a trabalhar muito novos e isso não era visto como erotização. (...)

O fácil acesso que as crianças têm à internet e às mídias digitais pode ser um agravante para essa erotização?

Sim. Por isso é preciso um monitoramento. Sem ele fica difícil, porque a internet tem o lado positivo, que é passar informações, mas, ao mesmo tempo, isso tem um rumo fatídico, que é o acesso a coisas inadequadas, como a pornografia. 

http://edicaodobrasil.com.br/2017/12/14/erotizacao-infantil-pode-afetar-desenvolvimento-das-criancas/.adaptado


Texto II



https://crianca.mppr.mp.br/2014/09/11893,37/


Texto III

A adultização, que é a intromissão e, por que não dizer?, o arremesso da criança ao universo adulto, tem levado meninos e meninas a comportamentos inconvenientes – por exemplo, à sensualidade, que, por sua vez, leva à erotização precoce. Para além da cumplicidade dos anúncios publicitários, que nada mais fazem do que promover a venda de um produto, há que se considerar o fato de que, muitas vezes, o produto é totalmente desnecessário ao público-alvo; sem dúvida, falamos de um modismo irracional. Apenas para não deixar vago o protesto que aqui fazemos, basta digitarmos em qualquer site de busca a palavra “lingerie”, e então surgirá uma infinidade de ofertas de itens de todos as cores, tamanhos e modelos; mulheres sensuais, seminuas, entre as quais meninas anunciando sutiã de bojo – eis aqui o modismo irracional a que nos referimos. Sem dúvida, as meninas, que já usam a maquiagem e os sapatos de salto da mãe, estão sendo compelidas não só à sensualidade, como também – e lamentavelmente – à erotização, o que já é motivo de preocupação de pais, educadores, psicopedagogos e de outros atores sociais.

Gislaine Buosi


Texto IV

Um vídeo tem chamado a atenção dos internautas. Nele, uma menina de apenas oito anos dança no palco durante um show de funk. De costas para a plateia, ela encena uma coreografia sensual. O homem que aparece ao lado, pedindo ao público para aplaudir a apresentação da “novinha” (como se refere à criança), é o próprio pai, Thiago de Abreu, conhecido como MC Belinho. Para a psicóloga Sandra Santos, o incentivo à sexualidade precoce pode trazer uma série de prejuízos para o desenvolvimento saudável de crianças e adolescentes. “O contato com um ambiente vulnerabilizador faz com que a criança desperte muito cedo para a sexualidade. Descobrir isso a partir da ótica do adulto tira dela essa inocência. Tudo isso é extremamente danoso e hostil”, observa.

       https://www.revistaforum.com.br/mc-melody-e-os-riscos-da-erotizacao-infantil/, com ajustes



PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema “Caminhos para conter a erotização infantil e o modelo de infância propostos pela mídia”. Apresente proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.