O empreendedorismo é o que move a economia de
qualquer país. Segundo o Data Sebrae, existem hoje 12 milhões de
empreendimentos no Brasil; destes, 98,5% compreendem as micro e pequenas
empresas, que geram 55% dos empregos com carteira assinada no setor privado da
economia. Investir em empreendedorismo na escola é garantir às crianças e
jovens da nova geração não apenas a inserção produtiva no mercado de trabalho,
como também o desenvolvimento de competências que valem para a vida toda.
Incluir o empreendedorismo na escola vem ao encontro da necessidade de preparar
crianças e jovens aos novos desafios do século XXI, em um cenário em que o
mercado de trabalho exige profissionais com competências múltiplas, que tenham
capacidade de aprender, de adaptar-se a situações novas e de promover
transformações.
A escola tem o papel de contribuir para a transformação da sociedade. Por
isso, é fundamental preparar os estudantes para se tornarem protagonistas de
suas próprias vidas e dessa mudança. Nesse contexto, faz todo o sentido aplicar
os conceitos do empreendedorismo na educação. (...) Especialistas preveem o fim
do conceito tradicional de emprego, e quem pretende continuar no mercado deve
se adaptar a novos modelos. (...) Estudos mostram que existe uma relação direta
entre o empreendedorismo e o crescimento econômico. Atividades empreendedoras
contribuem para a geração de postos de trabalho, melhor distribuição de renda e
prosperidade. (...) É fundamental que a escola fique atenta às necessidades da
comunidade e as atenda por meio de sua proposta pedagógica. Diante de tantas
mudanças econômicas e da substituição evidente do modelo baseado no emprego por
uma sociedade voltada para o trabalho e geração de negócios, ela não pode
negligenciar a relevância de aplicar os princípios do empreendedorismo na
educação e preparar seus estudantes para essa nova realidade.
Há os argumentos de que “a educação empreendedora deve começar na mais
tenra idade, porque diz respeito à cultura, que tem o poder de induzir ou de
inibir a capacidade empreendedora”, afirma Fernando Dolabela, criador dos
maiores programas de ensino de empreendedorismo do Brasil na educação básica e
universitária. Nesse mesmo sentido, José Dornelas, autor de livros sobre o tema
empreendedorismo, afirma: “É importante salientar que para ser empreendedor não
é necessário ser empresário. E o contrário também deve ser ressaltado: nem todo
empresário pode ser considerado um empreendedor.” (...) Nos últimos anos, têm
se desenvolvido diversas iniciativas de implantação do empreendedorismo na
educação, seja como tema transversal às diversas disciplinas do currículo, seja
como disciplina propriamente dita, constante do currículo de instituições
educacionais formais de educação básica e superior, privadas e públicas.
Silvana Aparecida de Souza, in: file:///C:/Users/Admin/Downloads/3291-9706-2-PB.pdf,
com ajustes
Texto V
A preparação educacional de um indivíduo é
extremamente importante para desenvolver a base do seu intelecto, bem como para
definir o seu caráter enquanto membro de uma sociedade. A esse respeito, é no
meio familiar e escolar que o jovem começa a dar os primeiros passos na
compreensão de conteúdos e informações que farão toda a diferença em sua caminhada.
Por conta disso, um dos assuntos que cada vez mais ganham importância nos dias
atuais é o empreendedorismo na educação. (...) A tecnologia está entre os
recursos mais importantes na promoção do empreendedorismo na educação. Isso
porque os jovens da atualidade estão cada vez mais inseridos nos meios e
artigos tecnológicos, influenciando sua forma de lazer, trabalho e consumo. Por
conta disso, qualquer iniciativa de educação deve investir em todas as
ferramentas tecnológicas para transmitir o conteúdo aos alunos.
PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: “OS DESAFIOS PARA A INSERÇÃO DA CULTURA DO EMPREENDEDORISMO NA EDUCAÇÃO”. Apresente uma proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.