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MODELO ENEM - MÍDIA E OPINIÃO PÚBLICA

ENEM

MÍDIA E OPINIÃO PÚBLICA

MODELO ENEM

ID: E2S



Texto I

Os grandes meios de comunicação possuem um intenso poder de influência na sociedade contemporânea. São eles que, por exemplo, definem quais temas devem ser discutidos e quais devem ser excluídos do âmbito da esfera pública. Além disso, a grande mídia impõe suas versões como verdades absolutas, fazendo com que muitos as aceitem sem ao menos questioná-las. Com esse intenso poder, esses grandes meios conseguem facilmente influenciar a opinião pública.

https://grupopolitica2010.wordpress.com/2010/11/27/a-influencia-dos-meios-de-comunicacao-na-formacao-da-opiniao-publica/



Texto II

As redes sociais são uma armadilha.

Zygmunt Bauman


https://brasil.elpais.com/brasil/2015/12/30/cultura/1451504427_675885.html


Texto III


Charge do Cazo. Disponível em:

https://blogdoaftm.com.br/wp-content/uploads/2021/07/4094-1024x768.jpg 


Texto IV

A intervenção da mídia na política tem suscitado importantes questionamentos no nosso país. A liberdade de imprensa é uma conquista legítima e imprescindível a todo regime democrático de direito, cuja importância é inquestionável, entretanto, há que se observar a necessidade de impor limites. Isto porque o poder desta liberdade é muito grande, e, se for excedido, pode cercear a democracia e o respeito à população, dentre outros direitos. Desta forma, é necessário adotar critérios responsáveis na difusão de informações para que não se extrapole os limites constitucionais. (...) A liberdade vai muito além daquilo que está positivado no nosso direito, pois ali somente estão os limites dessa liberdade, posto que a liberdade não pode ser simplesmente tipificada.

https://hermy.jusbrasil.com.br/artigos/179006500/a-intervencao-da-midia-na-politica-liberdade-de-imprensa-x-democracia



Texto V
“Para a maioria das pessoas, só existem dois lugares no mundo: o lugar onde elas vivem e a televisão”. Essa frase da personagem de Ruído Branco, do romance de Don DeLillo, exemplifica bem a atual influência da televisão e dos meios de comunicação em geral no mundo moderno. O impacto da mídia advém de tempos. Seja com o surgimento da imprensa diária no século XVII, com a chegada do rádio no Brasil em 1935, ou com a TV na década de 1950. O consumo e a quantidade de informação aumentaram consideravelmente no século XXI. 

Atualmente se está exposto a todo tipo de informação, mas principalmente informações específicas filtradas pelos veículos de comunicação. Publica-se o que mais interessa ao público. Mas quem define o que é de interesse público? Sabe-se que a mídia é a responsável pela produção de uma agenda pública, o que os estudiosos da área denominam agenda setting. Se a mídia tem a capacidade formular questões públicas, os líderes e formadores de opinião têm preocupação de fornecer uma resposta a essas questões. Nesse contexto dá-se a “formação da opinião pública”.

http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2016/08/22/interna_cidadesdf,545286/deficientes-fisicos-e-idosos-encontram-dificuldade-para-selocomover-n.shtml


Texto VI
Desde a sua origem, a imprensa esteve presente em regulamentações sociais e denúncias de poder, constituindo um poderoso instrumento de luta. Segundo o historiador Nelson Werneck Sodré, “a imprensa brasileira, por exemplo, tem uma tradição de lutas políticas memoráveis – da abolição da escravatura à derrubada do Estado Novo”. Com o desenvolvimento de novos meios de comunicação e sua disseminação pelas camadas populares, a influência da mídia nas transformações sociais parece ter aumentado. (...) A mídia televisiva associada ao jornalismo se mostra ainda mais eficaz em afetar a sociedade. Isto devido tanto ao alcance massivo que a primeira conseguiu, quanto à credibilidade conquistada historicamente pelo segundo. A massa (tele)espectadora confia na mediação, feita pela mídia, entre os governantes e os governados. Uma relação de cumplicidade e confiança é estabelecida com o público, conferindo poder à mídia, sendo que esse poder é legitimado pelo próprio público, por meio da audiência. E quanto maior a audiência, maior o poder midiático, daí o fenômeno massivo e poderoso que é a televisão.

http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-1123-1.pdf



PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: “A influência dos meios de comunicação na formação da opinião pública”. Apresente proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

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