VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAF - LENDA A SER CONTADA POR UM SÁBIO INDÍGENA

LENDA - EF ANOS FINAIS

LENDA A SER CONTADA POR UM SÁBIO INDÍGENA
(Ufsc, com adaptações)
ID: E6K  

Leia os textos abaixo:


Em todas as culturas, as lendas surgem como narrativas que o homem encontrou para compreender e dar sentido aos fatos e eventos da vida e do mundo. Muitas lendas explicam a origem das coisas, como certos alimentos; práticas culturais, como a agricultura; e fenômenos naturais, como o trovão e os eclipses. O contato dos povos indígenas com comunidades próximas tornou algumas dessas lendas conhecidas, de modo que foram absorvidas pela cultura regional brasileira.

Mitos e lendas da cultura indígena. Museu do Índio PROGDOC. Disponível em: <progdoc.museudoindio.gov.br/noticias/retorno-de-midia/68-mitos-e-lendas-da-culturaindigena>, com adaptações.



O grande narrador é considerado pelos povos indígenas uma pessoa mais sábia e mais completa. Ele conhece as histórias dos tempos antigos e da formação do mundo e, por isso, sabe pensar sobre os problemas dos tempos presentes. Muitos dos fenômenos da atualidade, como as doenças, a morte e a guerra, tiveram origem em algum acontecimento dos tempos primeiros. [...] As lendas são uma demonstração de que, por trás da aparência de simplicidade, os povos indígenas têm um universo de imaginação e de pensamento muito rico.

CESARINO, Pedro. Histórias indígenas dos tempos antigos. São Paulo: Claro Enigma, 2015, p. 11-12, com adaptações.



Com o decurso do tempo, as lendas vão ganhando novas versões, por conta das alterações/ajustes que sofrem ao serem recontadas – é possível, então, citarmos um dito popular, segundo o qual “quem conta um conto aumenta um ponto.”

Gislaine Buosi

 


Criar uma lenda pode parecer difícil, mas não é!


Pense em algo curioso da natureza: uma fruta, um bicho, um acidente geográfico. Aí deixe a imaginação funcionar e crie uma história com começo, meio e fim que explique o tema escolhido. Quer um exemplo? Vamos lá: o abacaxi. “Um dia uma princesa muito doce e perfumada declarou o seu amor pelo guerreiro mais forte da cidade, mas ele a rejeitou. Então, a princesa decidiu que não se casaria com mais ninguém e encomendou uma roupa cheia de espinhos para afastar qualquer pretendente que aparecesse. Com sua coroa e coberta de espinhos a doce moça desapareceu na mata. Mais tarde, naquele lugar surgiu um doce e perfumado fruto, o abacaxi.”

Viu como é fácil? Agora é a sua vez!

http://blogdivertudo.blogspot.com.br/2008/02/faa-uma-lenda.html, com adaptações.



***



PROPOSTA DE REDAÇÃO: Considere os textos acima e crie uma lenda a ser contada por um sábio indígena às crianças de sua aldeia.


Escreva, aproximadamente, 25 linhas.

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.