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EM - DISSERTAÇÃO - MODELO FUVEST - IDEOLOGIA DE GÊNERO

FUVEST

IDEOLOGIA DE GÊNERO

MODELO FUVEST

ID: EBM



Texto I


Disponível em: cfde7ca9563d64584b84c7ba712f9437-e1598592035547.jpg (1200×1065) (wp.com) Acesso em 24.ago.2022.



Texto II
As últimas discussões no parlamento, que suplantaram as referências ao gênero nas escolas, mostraram a falta de preparo e conhecimento dos políticos no debate sobre o assunto. Constantemente, essas pessoas não sabiam diferenciar suas referências à identidade sexual, orientação sexual e gênero. Principalmente, não acreditam na existência de categorias de gênero. Pensadoras como Simone de Beauvoir e Luce Irigaray teorizaram o papel e a figura da mulher na sociedade. Com isso, abriram portas para novas discussões sobre gênero, as quais continuam exaltadas, dando um caráter indefinido para o conceito de gênero. No cerne das teorias feministas e da teoria Queer, atualmente, o gênero é tido como categorias que são histórica, social e culturalmente construídas, e são assumidas individualmente por meio de papéis, gostos, costumes, comportamentos e representações. Judith Butler, pensadora sobre o assunto, ressalta que o gênero precisa ser assumido pela pessoa, mas isso não acontece num processo de escolha, e sim de construção e de disputas de poder, porque, afinal, o sistema de gêneros é hierárquico e conta com relações de poder. As identidades de gênero abrangem a complexidade humana e, como Butler propõe, devem fugir do binarismo “homem” e “mulher”. Existem pessoas com mais de um gênero, as transgêneros, as com gênero fluído, com as drag queens, e o genderqueer, que abre a perspectivas para novas formas de ser.

https://blog.livrariaflorence.com.br/identidade-de-genero-e-orientacao-sexual/



Texto III
Associação de pediatria dos EUA declara-se formalmente contra a ideologia de gênero Médicos afirmam que, na infância, quando um menino quer se tornar menina há um “problema psicológico objetivo” Uma das associações médicas de pediatria mais influente dos Estados Unidos publicou uma dura nota contra a teoria de gênero – também chamada de ideologia de gênero – como fundamento de políticas públicas. A declaração do American College of Pediatricians alerta educadores e parlamentares para que rejeitem qualquer medida que condicione as crianças a aceitarem como normal “uma vida que personifique química e cirurgicamente o sexo oposto”. A nota do grupo médico afirma, enfaticamente que “os fatos, não a ideologia, é que determinam a realidade”.(...)
Ninguém nasce com um gênero. Todos nascem com um sexo biológico. O gênero (uma consciência e um senso de si mesmo como homem ou mulher) é um conceito sociológico e psicológico, e não biologicamente objetivo. Ninguém nasce com a consciência de si como homem ou mulher: essa consciência se desenvolve com o tempo e, como todo processo de desenvolvimento, pode ser prejudicada por percepções subjetivas da criança, relacionamentos e experiências adversas desde a infância. Pessoas que se identificam como “se sentissem do sexo oposto” ou “nem masculinas nem femininas, algo entre os dois” não constituem um terceiro sexo. Elas permanecem, biologicamente, homens e mulheres. (...) A crença de uma pessoa de ser algo que ela não é, na melhor das hipóteses, é um sinal de pensamento confuso. Quando um menino biologicamente
saudável acredita que é uma menina, ou uma menina biologicamente saudável acredita que é um menino, existe um problema psicológico objetivo, que está na mente, não no corpo, e deve ser tratado dessa forma. Essas crianças sofrem de disforia de gênero, formalmente conhecida como transtorno de identidade de gênero, uma desordem mental (...).

http://www.semprefamilia.com.br/associacao-de-pediatria-dos-estados-unidos-declara-se-formalmente-contra-a-ideologia-de-genero/


Ouça também:
Alexandre Garcia – Ideologia de gênero
https://www.youtube.com/watch?v=LorbuSHGDhE

Assista: Sexualidade
https://www.youtube.com/watch?v=XsJTCKzL-Gg


PROPOSTA DE REDAÇÃO: Com base nas ideias presentes nos textos de apoio e valendo-se tanto de outras informações que você julgue pertinentes quanto dos dados de sua própria observação da realidade, redija uma dissertação em prosa, na qual você exponha o seu ponto de vista sobre o tema:


“A IDEOLOGIA DE GÊNERO
NO CONTEXTO BRASILEIRO CONTEMPORÂNEO.”

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