VOLTAR PARA OS TEMAS

MODELO ENEM - GRAFITAGEM

ENEM

GRAFITAGEM

MODELO ENEM

ID: DN9


Texto I

O Grafite sempre foi uma manifestação duramente criticada por muitos, pois em alguns aspectos sua expressão pode ser interpretada como um rabisco que causa mais poluição visual, além de serem considerado um ato de vandalismo (pichar muro e patrimônio público). Por outro lado o Grafite é uma arte de rua, reconhecida pela sofisticada qualidade artística.
Dentre os materiais básicos para se desenvolver as artes em grafite, estão o látex e a lata de spray, além de outras ferramentas que implementam e fazer da arte ainda mais viva. Os termos utilizados nesta modalidade artística são: Spot, local onde se desenvolve a arte do grafite; Toy, termo designado ao grafiteiro que é iniciante; Tag, que é a assinatura de quem desenhou; Bite, aquele que copia o estilo de determinado grafiteiro; Crew, grupo de amigos que se reúne para pintar em um mesmo local e o Writter ou Grafiteiro, que é o artista responsável pela pintura.
Os grafiteiros mais famosos no Brasil são: Os Gêmeos, Eduardo Kobra e Ramon Martins. Entre os espalhados pelo mundo, podemos destacar os seguintes: Banksy (Inglaterra), Kurt Wenner (Alemanha), Eric Grohe (Estados Unidos), Smug (Escócia), Edgar Mueller (Alemanha).

http://www.infoescola.com/artes/a-arte-do-grafite/


Texto II


Disponível em: https://crewbomb.tumblr.com/post/161448942106


Texto III

Segundo o jornalista cultural, Gustavo Salgado Leal, a utilização da arte como forma de protesto é fundamental, já que para ele “Os artistas subvertem a linguagem para novas maneiras de problematizar e denunciar o mundo”. Desta forma, o jornalista explica que, diante do atual cenário político brasileiro, cada manifestação artística tem seu valor, não só como obra, mas também como instrumento de luta e transformação da realidade. “A maneira de você se manifestar, de falar e de se posicionar são atos políticos. Tanto a imagem visual, a ação artística, quanto o próprio uso das palavras para anunciar essas ações, são instâncias políticas e posicionamentos sobre o mundo”, explicou o jornalista.

HEMERLY, Giovanna. Disponível em: http://www.edgardigital.ufba.br/?p=10249

Acesso em 02.ago.2021.


Texto IV

O Grafite é um tema que divide opiniões: alguns o defendem alegando a liberdade de expressão artística, outros o classificam como vandalismo. Acredito que o pouco conhecimento sobre determinados assuntos nos levam a ter opiniões rasas e, em muitos casos, radicais. Talvez esteja aí a base do problema. O grafite, intimamente ligado ao movimento hip hop, é uma manifestação artística em espaços públicos, é a arte de rua que expressa toda a opressão que a humanidade vive, por meio de desenhos e pinturas. (...) É claro que não defendo o grafite em muros de casas de pessoas que não o autorizaram, por exemplo, mas, do mesmo modo, acredito que o grafite em espaços públicos como muros de locais desabitados, viadutos e elevadas sejam capazes de cumprir com dois objetivos: a expressão/a denúncia de vozes marginalizadas e uma decoração que quebra a monotonia das cidades contemporâneas.

AMORIM, Manoella. Disponível em: https://www.ufrgs.br/vies/variedades/grafite-arte-x-vandalismo/, adaptado

Acesso em 02.ago.2021. 



PROPOSTA DE REDAÇÃO:
A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema: “A polêmica do Grafite: intervenção artística ou depredação do espaço público?” Apresente proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de maneira coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.