VOLTAR PARA OS TEMAS

FGV 2015/A: REGULAÇÃO DA IMPRENSA

ENEM

PROPOSTA DE TEXTO DISSERTATIVO
REGULAÇÃO DA IMPRENSA
FGV 2015/A


TEXTOS DE APOIO

Resultado de imagem para LAERTE QUEM CONTROLA

Laerte, Folha de São Paulo, 2014.



Declaração de Chapultepec


(Redigida em 1994, por 100 especialistas, a pedido da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), foi assinada pelo Presidente Fernando Henrique Cardoso, em 1996, e pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006. Seu assunto é a liberdade de expressão e de imprensa.)
Uma imprensa livre é condição fundamental para que as sociedades resolvam seus conflitos, promovam o bem-estar e protejam sua liberdade. Não deve existir nenhuma lei ou ato de poder que restrinja a liberdade de expressão ou de imprensa, seja qual for o meio de comunicação. Porque temos consciência dessa realidade e a sentimos com profunda convicção, firmemente comprometidos com a liberdade, subscrevemos esta declaração.


Quando lhe convém, a imprensa se denomina o quarto poder. E todo poder deve ser regulado pela sociedade, por meio de lei. Imagine-se o poder financeiro sem regulação, o poder político sem fiscalização. E até o poder religioso: de repente surge uma religião que permite sacrifícios humanos. E o único poder em que não se pode tocar é o midiático? Temos que superar esses tabus.


Rafael Correa, Presidente da República do Equador. Folha de S. Paulo, 23 de julho 2014.
É preciso tratar de compreender esse discurso, que agora se torna raivoso, de uma direita que está presente no espaço público e nos estádios de futebol e já disputa as eleições, com as armas que tem. (...) Seu maior poder é o controle da mídia. É por meio dela que a direita disputa a opinião pública e impõe sua visão de mundo.


Sílvio C. Bava, Le Monde diplomatique Brasil, Ano 7, Número 84, julho de 2014. Adaptado.
Apesar de já exercer um grande controle ideológico sobre o conteúdo dos meios de comunicação, a esquerda quer asfixiá-los economicamente, consolidando o sonhado controle totalitário da imprensa.


José M. e Silva, Jornal Opção.



PROPOSTA: Os textos acima apresentam, de maneira enfática, diferentes opiniões sobre a questão da regulação da imprensa em sociedades democráticas. Tendo em vista as sugestões neles contidas, redija uma dissertação em prosa, na qual você exponha o seu ponto de vista sobre o tema


Imprensa e democracia: a regulação da imprensa nas sociedades democráticas.



Boas atividades!

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.