VOLTAR PARA OS TEMAS

FAKE NEWS - IMEPAC 1º SEMESTRE (2019) - PROPOSTA B

OUTROS VESTIBULARES

FAKE NEWS - IMEPAC 1º SEMESTRE (2019) - PROPOSTA B

ORIENTAÇÕES GERAIS DE REDAÇÃO

Leia com atenção as instruções que se seguem.

Você irá encontrar duas situações, A e B, sobre assuntos diferentes para fazer sua redação. Leia as duas propostas até o fim e escolha aquela com que você tenha maior afinidade ou aquela que trata do assunto sobre o qual você tenha maior conhecimento.

Uma vez escolhida a situação, registre sua escolha na folha de prova, no lugar adequado, escrevendo apenas A ou B, conforme o caso.

Dê um título para sua redação. Esse título deverá deixar claro o aspecto da situação escolhida que você pretende abordar. Escreva-o no lugar apropriado na folha de prova.

Não se esqueça de que você deverá fazer um texto predominantemente dissertativo-argumentativo.

Não copie trechos dos textos motivadores ao fazer sua redação.

Sua redação deve conter, no mínimo, 25 linhas e, no máximo, 30. Um texto contendo entre 13 e 24 linhas, apenas, será penalizado. Um texto com 12 linhas ou menos não será corrigido e lhe será atribuída nota zero.

O candidato que obtiver nota zero na prova de redação será eliminado.

ATENÇÃO! Caso não siga as instruções das Orientações Gerais de Redação, sua redação será penalizada.


PROPOSTA DE REDAÇÃO B

TEXTO 1

OPINIÃO

Cuidado com o que ouvem

“Vigilância epistêmica” é a preocupação que todos nós devíamos ter com relação a tudo o que lemos, ouvimos e aprendemos de outros seres humanos, para não sermos enganados. Significa não acreditar em tudo o que é escrito e é dito por aí, inclusive em salas de aula.

Achar que tudo o que ouvimos é verdadeiro, que nunca há uma segunda intenção do interlocutor, é viver ingenuamente, com sérias consequências para nossa vida profissional.

Existe um livro famoso de Darrell Huff chamado Como Mentir com Estatísticas, que infelizmente é vendido todo dia, só que as editoras não divulgam para quem. Cabe a cada leitor tentar descobrir. [...]

Estudos mostram que crianças de até 3 anos são de fato ingênuas, acreditam em tudo o que veem, mas a partir dos 4 anos percebem que não devem crer. Por isso, crianças nessa idade adoram mágicas, ilusões óticas, truques. Assim, elas aprenderão a ter vigilância epistêmica no futuro. Lamentavelmente, muitos acabam se esquecendo disso na fase adulta e vivem confusos e enganados, porque não sabem mais o que é verdade ou mentira.

Nossa imprensa infelizmente não ajuda nesse sentido; ela também não sabe mais separar o joio do trigo. Hoje, o Google indexa tudo o que encontra pela frente na internet, mesmo que se trate de uma grande bobagem ou de uma grande mentira. Qualquer “opinião” é divulgada aos quatro cantos do mundo.

O Google não coloca nos primeiros lugares os sites da Universidade de Oxford, Cambridge, Harvard ou da USP, supostamente instituições preocupadas com a verdade. In veritas é o lema de Harvard. O Google não usa sequer como critério de seleção a “qualificação” de quem escreve o texto no seu algoritmo de classificação. [...]

Avaliem o efeito disso sobre a nossa cultura e a nossa sociedade a longo prazo.

KANITZ, Steven. Veja. Editora Abril. Edição 2028. Ano 40. Nº 39, 3 de outubro de 2007. P. 20. [Fragmento] Disponível em:<http://blog.kanitz.com.br/cuidado-ouvem/>.

Acesso em: 7 set. 2018.


TEXTO 2

Fake news significa “notícias falsas”. São as informações noticiosas que não representam a realidade, mas que são compartilhadas como se fossem verídicas, principalmente através das redes sociais. [...] Em geral, apresentam teor dramático, apelativo e polêmico e costumam atrair muita atenção das massas, sobretudo quando estas estão desprovidas de senso crítico. [...]

A disseminação das fake news pode acarretar consequências desastrosas. Pessoas podem ser injustamente punidas por atos que não cometeram e até mesmo guerras podem ser declaradas devido a dispersão de notícias falsas. Para evitar que as fake news continuem a provocar grandes estragos sociais e políticos, algumas medidas preventivas e de punição estão sendo aplicadas pelas principais plataformas digitais, como o Facebook, Twitter e Google. Além disso, intensificam-se os projetos de leis que visam garantir um controle contra a propagação de informações falsas nas redes sociais.

Disponível em: <https://www.significados.com.br/fake-news/>. Acesso em: 7 set. 2018.


TEXTO 3


Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo – Abraji. Disponível em: <http://jornalmaracajuhoje.com.br/dicas-da-abraji-paraidentificar-noticias-falsas/>. Acesso em: 6 set. 2018.


TEXTO 4


CAZO, Luiz Fernando. Publicado em 05 jun. 2018.Disponível em: <https://www.humorpolitico.com.br/?s=FAKE+NEWS>Acesso em: 6 set. 2018.


Com base na leitura dos textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, REDIJA um texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa, expondo sua opinião a respeito da influência que as fake news exercem sobre a população brasileira. Em seu texto, recomende alguns cuidados que as pessoas devem ter ao compartilhar informações nas redes sociais e proponha alternativas para conter a disseminação dessas notícias.

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.