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MODELO ENEM - EVASÃO UNIVERSITÁRIA

ENEM

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EVASÃO UNIVERSITÁRIA

MODELO ENEM

ID: EUL


TEXTO I   



EUA: MAIOR EVASÃO DOS PAÍSES INDUSTRIALIZADOS

Os EUA, maior centro universitário do mundo, o qual detém mais da metade dos cientistas do planeta (...), tem altíssimas taxas de evasão escolar. Harvard analisou dados de uma pesquisa da Organization for Economic Cooperation and Development (OECD), e concluiu que, nos Estados Unidos, estão os maiores índices de evasão acadêmica dos países industrializados. Em 2011. A Harvard Graduate School of Education realizou um estudo intitulado “Pathways to Prosperity”, que revelou que apenas 56% dos estudantes completam os 6 anos do curso universitário (...).

INÚMERAS CAUSAS

Um fator que aumenta o número de alunos que abandonam o curso de graduação é a falta de orientação vocacional durante o ensino médio. O Brasil tem apenas 8% dos alunos do ensino médio em programas vocacionais. (...) Para o Ministério da Educação (MEC), uma das principais medidas que podem minimizar a evasão estudantil durante a graduação é oferecer apoio aos estudantes, principalmente no início do curso. A desistência vai além da decepção com a carreira escolhida. A falta de condições, financeira ou acadêmica, para seguir na universidade leva os alunos a desistirem do ensino superior.

https://www.residenciais.org/wp-content/uploads/2017/11/EVAS%C3%83O-NAS-UNIVERSIDADES-1-585x643.jpg, com ajustes


TEXTO II

A taxa de evasão universitária preocupa. Na rede pública, ela permanece relativamente estável nos últimos anos, e é alta: em torno de 24% para cursos presenciais, e mais de 30% para ensino a distância, de acordo com dados da pesquisa “Evasão no Ensino Superior Brasileiro”, feita pelo Instituto Lobo em 2016. Já nas instituições particulares os números de desistência vêm crescendo. Segundo o "Panorama do Ensino Superior Privado do Brasil", realizado pela startup edtech, a evasão no setor privado aumentou 4% entre 2011 e 2016, indo de 19% para 23%. As causas para os altos índices, seja na rede pública, seja na privada, são várias, entre as quais a vontade de trocar de curso, a falta de recursos e assistência e a incapacidade de conciliar o estudo com o trabalho. 

A crise econômica no Brasil e a inadimplência são prováveis responsáveis pelo crescimento da evasão universitária na rede privada, que detém 75% das matrículas em cursos de graduação. Muitos alunos sem bolsa ou com bolsas parciais precisam trabalhar para se manter em faculdades privadas, o que muitas vezes leva a desistências. Mesmo na rede pública, a falta de assistência estudantil também torna difícil para estudantes de baixa renda familiar continuar a estudar. Já a falta de preparo para receber alunos especiais dificulta a inclusão social no ensino superior, e pode levar à desistência desses estudantes. (...)

É possível se espelhar em casos de sucesso, como o da Universidade de Brasília (UnB), que está entre as universidades com menores taxas de evasão no Brasil. Programas de tutoria especiais e políticas de assistência estudantil foram formas encontradas para diminuir a desistência de alunos. No entanto, essas políticas dependem de investimentos do governo federal, e os novos cortes de verbas no ensino superior confrontam as medidas de combate à evasão. É preciso não somente que o Estado financie iniciativas contra a evasão universitária, como também (segundo a vice-presidente do Instituto Lobo e professora Maria Beatriz de Carvalho Melo Lobo) que o governo invista em pesquisas e estudos sistemáticos sobre o tema, para compreender o problema mais a fundo e descobrir quais são as práticas mais eficientes para mitigá-lo.

https://noticias.universia.com.br/educacao/noticia/2019/07/23/1165821/evasao-universitaria-brasil-causas-possiveis-soluces.html, com ajustes



PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: “Caminhos para conter a evasão universitária no Brasil do século 21”. Apresente proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

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