Os EUA, maior centro universitário do
mundo, o qual detém mais da metade dos cientistas do planeta (...), tem altíssimas
taxas de evasão escolar. Harvard analisou dados de uma pesquisa da Organization
for Economic Cooperation and Development (OECD), e concluiu que, nos
Estados Unidos, estão os maiores índices de evasão acadêmica dos países
industrializados. Em 2011. A Harvard Graduate School of Education realizou um
estudo intitulado “Pathways to Prosperity”, que revelou que apenas 56% dos
estudantes completam os 6 anos do curso universitário (...).
INÚMERAS CAUSAS
Um fator que aumenta o número de alunos
que abandonam o curso de graduação é a falta de orientação vocacional durante o
ensino médio. O Brasil tem apenas 8% dos alunos do ensino médio em programas
vocacionais. (...) Para o Ministério da Educação (MEC), uma das principais
medidas que podem minimizar a evasão estudantil durante a graduação é oferecer
apoio aos estudantes, principalmente no início do curso. A desistência vai além
da decepção com a carreira escolhida. A falta de condições, financeira ou
acadêmica, para seguir na universidade leva os alunos a desistirem do ensino
superior.
https://www.residenciais.org/wp-content/uploads/2017/11/EVAS%C3%83O-NAS-UNIVERSIDADES-1-585x643.jpg,
com ajustes
TEXTO II
A taxa de evasão universitária preocupa. Na rede
pública, ela permanece relativamente estável nos últimos anos, e é alta: em
torno de 24% para cursos presenciais, e mais de 30% para ensino a distância, de
acordo com dados da pesquisa “Evasão no Ensino Superior Brasileiro”, feita pelo
Instituto Lobo em 2016. Já nas instituições particulares os números de
desistência vêm crescendo. Segundo o "Panorama do Ensino Superior Privado
do Brasil", realizado pela startup edtech, a evasão no setor privado aumentou 4% entre 2011 e 2016, indo de
19% para 23%. As causas para os altos índices, seja na
rede pública, seja na privada, são várias, entre as quais a vontade de trocar de curso, a falta de
recursos e assistência e a incapacidade de conciliar o estudo com o trabalho.
A crise econômica no Brasil e a inadimplência são
prováveis responsáveis pelo crescimento da evasão universitária na rede
privada, que detém 75% das matrículas em cursos de graduação. Muitos alunos sem
bolsa ou com bolsas parciais precisam trabalhar para se manter em faculdades
privadas, o que muitas vezes leva a desistências. Mesmo na rede pública, a
falta de assistência estudantil também torna difícil para estudantes de baixa
renda familiar continuar a estudar. Já a falta de preparo para receber alunos
especiais dificulta a inclusão social no ensino superior, e pode levar à
desistência desses estudantes. (...)
É possível se espelhar em casos de sucesso, como o
da Universidade de Brasília (UnB), que está entre as universidades com menores
taxas de evasão no Brasil. Programas de tutoria especiais e políticas de
assistência estudantil foram formas encontradas para diminuir a desistência de
alunos. No entanto, essas políticas dependem de investimentos do governo
federal, e os novos cortes de verbas no ensino superior confrontam as
medidas de combate à evasão. É preciso não somente que o Estado financie
iniciativas contra a evasão universitária, como também (segundo a
vice-presidente do Instituto Lobo e professora Maria Beatriz de Carvalho Melo
Lobo) que o governo invista em pesquisas e estudos sistemáticos
sobre o tema, para compreender o problema mais a fundo e descobrir quais são as
práticas mais eficientes para mitigá-lo.
PROPOSTA DE REDAÇÃO: A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: “Caminhos para conter a evasão universitária no Brasil do século 21”. Apresente proposta de intervenção, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.