VOLTAR PARA OS TEMAS

ENSINO FUNDAMENTAL - DISSERTAÇÃO - RACISMO

DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA - EF ANOS FINAIS

DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA

RACISMO

ID: F3D



Texto I


 Disponível em: https://qualperfil.pluriverso.online/wp-content//uploads/2019/02/desigualdade-oportunidades.jpg



Texto II

Constituição Federal

Art. 3º Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:

I - construir uma sociedade livre, justa e solidária;

II - garantir o desenvolvimento nacional;

III - erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;

IV - promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7716.htm , grifamos



Texto III

Lei de nº 7716/89

1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. 

(...)

Pena: reclusão de dois a cinco anos.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l7716.htm , grifamos



Texto IV

Havia o tempo em que os negros eram livres. Então surgiu a escravidão. Depois veio a liberdade. Mas aí brotou o preconceito. Surgiu, assim, um tempo em que discriminar as pessoas por causa da cor da pele era socialmente aceito e, aos olhos da Justiça, apenas uma contravenção penal. Para tentar pôr um fim a isso, há 30 anos, surgiu a Lei de nº 7.716, que define os crimes de racismo. (...) "Evidentemente, a lei serve como instrumento para que possamos refletir sobre isso. Mas é uma lei que tem só 30 anos. O Brasil viveu 350 anos de escravidão e ela só veio 100 anos depois da abolição. Ela não conseguiu impedir [o racismo]. Ainda tivemos diversos registros envolvendo discriminação", reforça o juiz Fábio Esteves, presidente da Associação dos Magistrados do DF (Amagis-DF) e um dos organizadores do Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negros, evento que já teve duas edições.

Mais do que as mudanças na lei, os especialistas defendem, sobretudo, uma mudança na educação. (...) “O Brasil é um país profundamente racista e que nunca teve uma ação efetiva de reparação. Por anos, houve um esforço sistemático para embranquecer a população. Acreditava-se que a razão do atraso era a presença de pessoas negras. Além disso, tentam apagar o nosso passado escravocrata. Sabe-se muito pouco do que foi a escravidão. Se as pessoas conhecessem a nossa história, dificilmente insistiriam nesse mito de democracia racial. E, para além da educação na escola, é preciso pensar na educação da sociedade como um todo”, afirma Gina Vieira, professora de educação básica e autora do projeto "Mulheres Inspiradoras".

https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/brasil/2019/01/05/interna-brasil,729072/lei-que-torna-racismo-crime-completa-30-anos-mas-ha-muito-a-se-fazer.shtml, adaptado



COMANDO: A partir do material de apoio e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija uma DISSERTAÇÃO ARGUMENTATIVA, em norma padrão da língua portuguesa, sobre o tema: “CAMINHOS PARA COMBATER O RACISMO”.

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.