EFAF - TIRINHA - INFLUENCIADORES DIGITAIS E CONSUMO DE ADOLESCENTES
TIRINHA - EF ANOS FINAIS
OS INFLUENCIADORES DIGITAIS E O CONSUMO DOS ADOLESCENTES
TIRINHA
ID: F2K
O QUE É TIRINHA?
A TIRINHA é uma sequência de quadrinhos (de dois a seis, geralmente) que, com ironia e bom humor, faz uma crítica aos valores sociais. A ironia é um recurso, por meio do qual se diz, em tom de provocação/gracejo, exatamente, o contrário daquilo que deveria ser dito.
O humor instigante das tiras não pode, em hipótese nenhuma, ser grosseiro ou preconceituoso – isso quer dizer que não se pode manifestar contra religião, raça, classe social, origem etc.; se isso acontecer, o quadrinista (autor de tiras/quadrinhos) pode até responder judicialmente pela ofensa aos direitos humanos. Assim, é possível afirmar que tiras e piadas não são expressões sinônimas! As tiras devem ter criticidade, e não, necessariamente, comicidade. Com as piadas ocorre exatamente o oposto: as piadas privilegiam a comicidade.
As tiras são veiculadas em jornais, revistas e em sites da Internet.
COMO FAZER?
A sequência de quadros mistura textos verbais (linguagem escrita – poucas falas) e não verbais (imagens). O vocabulário é simples e bem selecionado – ainda que seja um gênero textual tocado a bom humor, não convém usar palavrões nem quaisquer outros registros chulos.
Passo a passo:
1. Busque, no cotidiano, uma situação para ser ironizada/criticada – pessoas que estão viciadas no celular, que jogam lixo nas ruas, que atravessam fora da faixa de segurança, que não respeitam o estacionamento exclusivo aos idosos, que não respeitam filas, que ouvem música com volume excessivo, que gostam de falar da vida alheia etc., etc.
2. Apresente a situação em cenas, numa sequência lógica – escreva (com ou sem balão) e ilustre.
3. Pense num final irônico, que seja contrastante com as primeiras cenas.
Por exemplo:
. Primeiro quadrinho: dois garotos, sentados no banco da praça, comem lanche e bebem refrigerante, enquanto conversam;
. Segundo quadrinho: jogam papéis e latas no chão;
. Terceiro quadrinho: um vento forte levanta poeira, ciscos, papéis;
. Quarto quadrinho: os dois garotos reclamam da prefeitura, que não conserva a praça limpa.
O
poder dos influenciadores digitais sobre a sociedade do consumo
A
invenção da internet revolucionou a comunicação, acelerando e modificando o
processo de transmissão e recepção de informações. (...) Devido ao seu espaço
interativo (...), o mercado do consumo, especialmente os meios publicitários,
atento a essa realidade, busca utilizar técnicas que sejam atrativas e
capazes de despertar o desejo de consumo nos usuários. A inclinação por esse
tema motivou-se pelo grande crescimento dos digital influencers, (...) que se tornaram
uma grande ponte entre marcas e produtos para com o seu público-alvo, uma vez
que no ciberespaço o usuário decide o que vai consumir (...). Os indivíduos da
sociedade contemporânea tendem a preocupar-se com o ter, fugindo de sua
realidade social, buscando práticas que mais se assemelham as classes
dominantes (...).
http://portalintercom.org.br/anais/nordeste2019/resumos/R67-1137-1.pdf
, com ajustes
COMANDO:
A partir da abordagem do recorte jornalístico, desenvolva uma TIRINHA, que
contenha de 2 a 6 quadrinhos, em que você focalize o PODER DOS INFLUENCIADORES
DIGITAIS SOBRE O CONSUMO DOS ADOLESCENTES.