VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAF - TEXTO DE OPINIÃO - CAPOEIRA

TEXTO DE OPINIÃO - EF ANOS FINAIS

TEXTO DE OPINIÃO

CAPOEIRA

ID: FCL




https://www.anovademocracia.com.br/09/f25.jpg


Apesar de hoje a entendermos como parte da construção da identidade nacional, a capoeira foi explicitamente considerada crime em 1890, pelo Código Penal do Brasil, logo após a Abolição da Escravatura. Segundo o artigo 402 deste código, ficava proibido:

“Art. 402. Fazer nas ruas e praças públicas exercício de agilidade e destreza corporal conhecida pela denominação Capoeiragem: andar em carreiras, com armas ou instrumentos capazes de produzir lesão corporal, provocando tumulto ou desordens, ameaçando pessoa certa ou incerta, ou incutindo temor de algum mal.”

Quem fosse pego praticando a capoeira poderia ter pena de dois a seis meses de prisão. (...) A habilidade corporal e a destreza dos capoeiristas, que poderiam ser usadas contra os repressores, além da possibilidade de uma rebelião escravista, são apontadas como razões para a capoeira, àquela época, ter se tornado um crime. Somente em 1937 que a capoeira deixou de ser considerada um crime (...).

Desde 2014, a capoeira é considerada pela UNESCO patrimônio imaterial da humanidade. Segundo a organização, a capoeira expressa a resistência negra no Brasil e esse reconhecimento valoriza nossa herança cultural afro-brasileira.

https://www.politize.com.br/capoeira-um-ato-de-resistencia/


COMANDO: Depois de lido atentamento o texto acima, escreva um TEXTO DE OPINIÃO que focalize, em especial, esse trecho: “...a capoeira expressa a resistência negra no Brasil e esse reconhecimento valoriza nossa herança cultural afro-brasileira.”

Escreva de 20 a 25 linhas. Atribua um título sugestivo ao texto e assine-o.

***

Ao texto em que o autor apresenta seu posicionamento crítico em relação a determinado assunto, chamamos TEXTO DE OPINIÃO. Antes de escrevê-lo, é preciso pensar o quanto se conhece a respeito do assunto – até porque é impossível opinar sobre um assunto, sem, ao menos, saber do que se trata. Depois de conhecer o assunto, há o planejamento do texto, geralmente, assim:

1) Comece apresentado o tema e a opinião. Ex.: Considero que o... seja o maior responsável por...; Acredito que a..., um dos maiores problemas da população brasileira, seja... etc. (NUNCA ESCREVA: “Eu acho que”; “No meu modo de pensar...”.)

2) Apresente um motivo para justificar sua opinião. Ex.: Isso acontece porque...; É evidente que isso traz prejuízo ao...

3) Cite exemplos que apoiem sua opinião. Ex.: Assim como na Espanha...; A exemplo do que acontece no Sudeste...

4) Para finalizar, o ideal é que você “chame” o leitor para concordar com a sua (de quem escreve) opinião. Ex.: É preciso admitir que... (repetir sua opinião – a que você escreveu no início do texto.)

5) Assine o texto de opinião.


Outras dicas: Use marcas linguísticas positivas aos argumentos com os quais você concorda. Ex.: Aqueles que agem assim estão certos, porque... Use marcas linguísticas negativas aos argumentos com os quais você não concorda. Ex.: É inadmissível...; Não se pode imaginar que...

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.