VOLTAR PARA OS TEMAS

EF - RESUMO - DISCURSO DE MARTIN LUTHER KING JR.

RESUMO - EF ANOS FINAIS

RESUMO

DISCURSO DE MARTIN LUTHER KING JR.

ID: ESG






Resumir
 é apresentar certo conteúdo de modo breve e bem seletivo.

Um resumo deve ser:

. Conciso: corte, quando possível, quantidade exagerada de exemplos dados pelo autor, detalhes e dados secundários.

. Em textos do tipo narrativo, convém eliminar os discursos diretos – dê preferência aos discursos indiretos, uma vez que são mais econômicos; é preciso mencionar: fato/ação principal, personagens principais (por vezes, é possível eliminar figurantes), além dos outros elementos essenciais: quando, onde e como?, por quê (se houver justificativa)? e desfecho.

. Em passagens descritivas, convém economizar, o quanto possível, adjetivos e advérbios, sobretudo os inexpressivos ou os repetidos por meio de sinônimos.

. Em textos do tipo dissertativo, comece grifando as palavras-chave (substantivos e verbos) de cada parágrafo ou sentença; detecte o assunto/a questão central e o ponto de vista do autor sobre o assunto; veja se há intercalações desnecessárias ou excesso de organizadores textuais (conjunções), e corte-os; faça um apanhado dos principais argumentos pertinentes ao assunto central. Pessoal: escrito, o quanto for possível, com palavras próprias; é o resultado da sua leitura do texto-base.

. Logicamente estruturado: um resumo não é apenas um apanhado de frases soltas. Ele deve trazer as ideias centrais do texto-base, de preferência na ordem em que foram apresentadas. Cuidado com a coesão textual – o uso correto das conjunções, preposições e pronomes.


CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES:

. Resumir não é apenas cortar partes do texto; é preciso recompô-lo, com palavras/construções próprias.

. O resumo não comporta comentário pessoal acerca do posicionamento adotado pelo autor do texto-base.

. É preciso, o quanto possível, obedecer a ordem das ideias apresentadas no texto-base.

. Resumo não é sinóptico, não é enumeração de tópicos; é preciso redigir/reconstruir o texto, mantendo o gênero do texto-base – dessa vez, com a escrita mais enxuta, como requer o gênero "resumo" resumo.

. O ideal é que o resumo contenha um terço do texto-base.


COMANDO: Depois de lidas as orientações acima, você deverá fazer o RESUMO do texto a seguir, um trecho do histórico discurso de Martin Luther king. Escreva, aproximadamente, 15 linhas.

“Estou feliz em me unir a vocês hoje, naquela que ficará para a história como a maior manifestação pela liberdade na história de nossa nação. Cem anos atrás, um grande americano, em cuja sombra simbólica nos encontramos hoje, assinou a proclamação da emancipação [dos escravos]. Este decreto momentoso chegou como grande farol de esperança para milhões de escravos negros queimados nas chamas da injustiça abrasadora. Chegou como o raiar de um dia de alegria, pondo fim à longa noite de cativeiro. Mas, cem anos mais tarde, o negro ainda não está livre. Cem anos mais tarde, a vida do negro ainda é duramente tolhida pelas algemas da segregação e pelos os grilhões da discriminação. Cem anos mais tarde, o negro habita uma ilha solitária de pobreza, em meio ao vasto oceano de prosperidade material. Cem anos mais tarde, o negro continua a mofar nos cantos da sociedade americana, como exilado em sua própria terra. Então viemos aqui hoje para dramatizar uma situação hedionda. Em certo sentido, viemos à capital de nossa nação para sacar um cheque. (...) Agora é a hora de fazermos promessas reais de democracia. (...) Agora é a hora de fazer da justiça uma realidade para todos os filhos de Deus. Seria fatal para a nação passar por cima da urgência do momento e subestimar a determinação do negro. (...) Jamais estaremos satisfeitos enquanto o negro for vítima dos desprezíveis horrores da brutalidade policial. Jamais estaremos satisfeitos enquanto nossos corpos, pesados da fadiga de viagem, não puderem hospedar-se nos hotéis de beira de estrada e nos hotéis das cidades. (...) Tenho um sonho de que um dia (...) os filhos de ex-escravos e os filhos de ex-donos de escravos poderão sentar-se juntos à mesa da irmandade. (...) Tenho um sonho de que meus quatro filhos viverão um dia em uma nação onde não serão julgados pela cor de sua pele, mas pelo teor de seu caráter. Tenho um sonho hoje. Tenho um sonho de que um dia o Estado do Alabama, cujo governador hoje tem os lábios pingando palavras de rejeição e anulação, será transformado numa situação em que meninos negros e meninas negras poderão dar as mãos a meninos brancos e meninas brancas e caminharem juntos, como irmãs e irmãos. (...)”

https://exame.abril.com.br/mundo/veja-na-integra-o-historico-discurso-de-martin-luther-king/
*Martin Luther King Jr. (Atlanta, 15 de janeiro de 1929 — Memphis, 4 de abril de 1968) foi um pastor protestante e ativista político estadunidense. Tornou-se um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos, e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo. Em 1963, durante a marcha contra as políticas racistas, proferiu o histórico discurso “I have a dream” – “Eu tenho um sonho”.


Leitura complementar:

Rodrigo Constantino - Martin Luther King não queria segregar ainda mais a população

Acesse: https://jovempan.com.br/opiniao-jovem-pan/comentaristas/rodrigo-constantino/rodrigo-constantino-martin-luther-king-nao-queria-segregar-ainda-mais-a-populacao.html


REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.