EFAF - REPORTAGEM - CONQUISTAS DA MULHER DO SÉCULO 21
REPORTAGEM - EF ANOS FINAIS
CONQUISTAS
DA MULHER DO SÉCULO 21
REPORTAGEM
ID: EVB
A
REPORTAGEM (ou MATÉRIA) é uma narrativa do âmbito jornalístico; é resultado de
pesquisas, investigações e verificação de documentos. Ela traz, frequentemente,
fotografias e testemunhos que caracterizam seu caráter
investigativo-documental. O repórter utiliza-se de um estilo mais cuidadoso de
escrita; o vocabulário e as construções frásicas são claros e objetivos. A
reportagem é veiculada na imprensa escrita ou televisiva ou radialista.
A REPORTAGEM
contém manchete, linha fina e corpo do texto. A manchete é curta e fácil de
entender. É preciso usar palavras-chave da reportagem para compor a manchete,
que deve ter, preferencialmente, mais verbos de ação e substantivos do que
palavras de outras classes gramaticais. A linha fina é um texto mais
explicativo do que a manchete – geralmente um fragmento do próprio texto. O
corpo do texto é a parte em que se expõem os detalhes e os desdobramentos do
assunto. Para melhor organizar a reportagem, por vezes, o repórter separa a
matéria em blocos, cada qual com um intertítulo. (Veja acima como isso foi
feito, em “Só terra seca”.)
Para compor
a reportagem, é preciso seguir um lide jornalístico, e encontrar respostas
curtas para: O QUÊ?; QUEM?; ONDE?; QUANDO?; POR QUÊ?; PARA QUÊ?; COMO?; E
ENTÃO... Em seguida, são escritos os pormenores dos fatos – a reportagem deve
ater-se, também, a fatos pretéritos, como acima explicado.
TEXTO
BASE
No
século XVIII, apesar da resistência de intelectuais centrais da época, como
Jean-Jacques Rousseau – para quem o papel das mulheres se restringia à
maternidade e a servir seus parceiros – o Iluminismo abriu espaço para as
mulheres nas ciências pela ascensão da cultura de salões da Europa, espaços que
reuniam homens e mulheres em ambientes aconchegantes para discussões
filosóficas sobre política, sociedade e ciência. Já que às mulheres era
reservado o espaço privado, doméstico, foi a partir da cultura de salões que as
mulheres puderam participar mais ativamente da produção intelectual e
científica e que trabalhos de mulheres em matemática, física, botânica e
filosofia começaram a ter influência e reconhecimento oficial no mundo
científico. (...) A matemática da NASA Katherine Johnson (1918-*) foi a
responsável por certificar que os cálculos da primeira missão estadunidense ao
espaço estivessem corretos. Ela era uma verdadeira calculadora humana! (...)
CONTEXTUALIZAÇÃO
E COMANDO: Imagine que você esteja navegando pela net, e depare com o artigo
acima. A partir dessa leitura, você se interessa em conhecer as conquistas das
mulheres nesses vinte últimos anos. O assunto, de tão envolvente, faz você
digitar no Google palavras como: MULHER, AVANÇO, CONQUISTA, EMANCIPAÇÃO,
CIÊNCIA, POLÍTICA, REPRESENTATIVIDADE FEMININA, e então surge uma lista imensa de
endereços.
Leia
algumas dessas matérias e faça uma REPORTAGEM sobre “As conquistas da mulher do
século 21”.
A
tempo: Uma das matérias consultadas por você traz a informação de que duas
cientistas brasileiras, Ester Sabino e Jaqueline Goes de Jesus, foram
responsáveis pelo sequenciamento do genoma Covid-19 – Coronavírus, em tempo
recorde, o que é um exemplo atual da competência da mulher do século 21. Sua reportagem
deverá aproveitar não só essa informação, como também outras que já fazem parte
do seu conhecimento.