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EFAF - REPORTAGEM - CONQUISTAS DA MULHER DO SÉCULO 21

REPORTAGEM - EF ANOS FINAIS

CONQUISTAS DA MULHER DO SÉCULO 21

REPORTAGEM

ID: EVB


A REPORTAGEM (ou MATÉRIA) é uma narrativa do âmbito jornalístico; é resultado de pesquisas, investigações e verificação de documentos. Ela traz, frequentemente, fotografias e testemunhos que caracterizam seu caráter investigativo-documental. O repórter utiliza-se de um estilo mais cuidadoso de escrita; o vocabulário e as construções frásicas são claros e objetivos. A reportagem é veiculada na imprensa escrita ou televisiva ou radialista.


A REPORTAGEM contém manchete, linha fina e corpo do texto. A manchete é curta e fácil de entender. É preciso usar palavras-chave da reportagem para compor a manchete, que deve ter, preferencialmente, mais verbos de ação e substantivos do que palavras de outras classes gramaticais. A linha fina é um texto mais explicativo do que a manchete – geralmente um fragmento do próprio texto. O corpo do texto é a parte em que se expõem os detalhes e os desdobramentos do assunto. Para melhor organizar a reportagem, por vezes, o repórter separa a matéria em blocos, cada qual com um intertítulo. (Veja acima como isso foi feito, em “Só terra seca”.)


Para compor a reportagem, é preciso seguir um lide jornalístico, e encontrar respostas curtas para: O QUÊ?; QUEM?; ONDE?; QUANDO?; POR QUÊ?; PARA QUÊ?; COMO?; E ENTÃO... Em seguida, são escritos os pormenores dos fatos – a reportagem deve ater-se, também, a fatos pretéritos, como acima explicado.



TEXTO BASE

No século XVIII, apesar da resistência de intelectuais centrais da época, como Jean-Jacques Rousseau – para quem o papel das mulheres se restringia à maternidade e a servir seus parceiros – o Iluminismo abriu espaço para as mulheres nas ciências pela ascensão da cultura de salões da Europa, espaços que reuniam homens e mulheres em ambientes aconchegantes para discussões filosóficas sobre política, sociedade e ciência. Já que às mulheres era reservado o espaço privado, doméstico, foi a partir da cultura de salões que as mulheres puderam participar mais ativamente da produção intelectual e científica e que trabalhos de mulheres em matemática, física, botânica e filosofia começaram a ter influência e reconhecimento oficial no mundo científico. (...) A matemática da NASA Katherine Johnson (1918-*) foi a responsável por certificar que os cálculos da primeira missão estadunidense ao espaço estivessem corretos. Ela era uma verdadeira calculadora humana! (...)

Leia a matéria completa disponível em: https://www.cartacapital.com.br/blogs/sororidade-em-pauta/quantas-mulheres-cientistas-voce-conhece/


CONTEXTUALIZAÇÃO E COMANDO: Imagine que você esteja navegando pela net, e depare com o artigo acima. A partir dessa leitura, você se interessa em conhecer as conquistas das mulheres nesses vinte últimos anos. O assunto, de tão envolvente, faz você digitar no Google palavras como: MULHER, AVANÇO, CONQUISTA, EMANCIPAÇÃO, CIÊNCIA, POLÍTICA, REPRESENTATIVIDADE FEMININA, e então surge uma lista imensa de endereços.


Leia algumas dessas matérias e faça uma REPORTAGEM sobre “As conquistas da mulher do século 21”.


A tempo: Uma das matérias consultadas por você traz a informação de que duas cientistas brasileiras, Ester Sabino e Jaqueline Goes de Jesus, foram responsáveis pelo sequenciamento do genoma Covid-19 – Coronavírus, em tempo recorde, o que é um exemplo atual da competência da mulher do século 21. Sua reportagem deverá aproveitar não só essa informação, como também outras que já fazem parte do seu conhecimento.


Escreva de 25 a 30 linhas.

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