Leia o texto a seguir, fragmento de um Relato de Memória:
Descubro, pelo tropel das
vozes, que minhas duas tias chegaram. Elas vêm todo ano, passam o Natal e o Ano
Novo conosco, trazem presentes, confeitos... As duas tias quase não se
entendem, estranham-se o tempo todo, e ainda assim insistem em montar a árvore
de Natal – a do ano passado, como poderia esquecer?, ficou meio torta, mas
fizemos de conta que estava direita! Não fosse o suficiente, naquela mesma
noite...
CONTEXTUALIZAÇÃO E COMANDO: Você
deverá vasculhar a memória e lembrar-se de um Natal em família, não de qualquer
Natal, e sim daquele em que aconteceu algo inusitado, diferente, surpreendente.
Vale até inventar coisas ou escrever sobre a véspera, o dia seguinte, a chuva, o
Papai Noel que se atrasou, a montagem e a desmontagem da árvore, o sapato que
apertou o pé etc., etc., etc.
Seu RELATO DE MEMÓRIA deverá ser
desenvolvido em, aproximadamente, 25 linhas.
O que é e como fazer um RELATO DE MEMÓRIA?
O Relato é um dos gêneros discursivos mais utilizados no dia a dia das pessoas. Toda vez que contamos ou escrevemos sobre algo que aconteceu no colégio, na festa de aniversário, no acampamento etc., estamos relatando episódios. Pode-se dizer que o Relato é o registro de um fato marcante na vida do relator (de quem relata).
No Relato de Memória, como o próprio nome adianta, constam experiências, surpresas, incidentes e demais situações vividas pelo relator. O Relato é escrito, predominantemente, no tempo passado.
O Relato pode ser conduzido na 1.ª pessoal do singular, quando a voz presente no texto é a do próprio relator/autor; pode também ser conduzido na 1.ª pessoa do plural, quando há mais de uma pessoa envolvida no evento a ser relatado.
É preciso equilibrar segmentos narrativos e descritivos, a fim de que, além do bom relato, personagens, espaço e cenas sejam bem “desenhados”.
Para a produção de um Relato de Memória, é preciso, o quanto possível, contemplar:
. quem?: apresentação do relator e das personagens (quando as personagens forem determinantes ao Relato);
. o quê?: fato a ser relatado;
. quando?: demarcação do fato no tempo – no verão passado, por exemplo;
. onde?: lugar em que aconteceram os fatos a serem relatados;
. como?: desenrolar/dinâmica dos fatos;
. incidente/por quê?: fato causador;
. e então: impressões; saldo positivo ou negativo do fato relatado.