VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAF - RELATO DE MEMÓRIA - NATAL EM FAMÍLIA

RELATO - EF ANOS FINAIS

NATAL EM FAMÍLIA

RELATO DE MEMÓRIA

ID: F2M



https://www.pexels.com/pt-br/foto/familia-decorando-sua-arvore-de-natal-3303614/



Leia o texto a seguir, fragmento de um Relato de Memória:

Descubro, pelo tropel das vozes, que minhas duas tias chegaram. Elas vêm todo ano, passam o Natal e o Ano Novo conosco, trazem presentes, confeitos... As duas tias quase não se entendem, estranham-se o tempo todo, e ainda assim insistem em montar a árvore de Natal – a do ano passado, como poderia esquecer?, ficou meio torta, mas fizemos de conta que estava direita! Não fosse o suficiente, naquela mesma noite...


CONTEXTUALIZAÇÃO E COMANDO: Você deverá vasculhar a memória e lembrar-se de um Natal em família, não de qualquer Natal, e sim daquele em que aconteceu algo inusitado, diferente, surpreendente. Vale até inventar coisas ou escrever sobre a véspera, o dia seguinte, a chuva, o Papai Noel que se atrasou, a montagem e a desmontagem da árvore, o sapato que apertou o pé etc., etc., etc.

 

Seu RELATO DE MEMÓRIA deverá ser desenvolvido em, aproximadamente, 25 linhas. 



O que é e como fazer um RELATO DE MEMÓRIA?

Relato é um dos gêneros discursivos mais utilizados no dia a dia das pessoas. Toda vez que contamos ou escrevemos sobre algo que aconteceu no colégio, na festa de aniversário, no acampamento etc., estamos relatando episódios. Pode-se dizer que o Relato é o registro de um fato marcante na vida do relator (de quem relata).

No Relato de Memória, como o próprio nome adianta, constam experiências, surpresas, incidentes e demais situações vividas pelo relator. O Relato é escrito, predominantemente, no tempo passado.

O Relato pode ser conduzido na 1.ª pessoal do singular, quando a voz presente no texto é a do próprio relator/autor; pode também ser conduzido na 1.ª pessoa do plural, quando há mais de uma pessoa envolvida no evento a ser relatado.

É preciso equilibrar segmentos narrativos e descritivos, a fim de que, além do bom relato, personagens, espaço e cenas sejam bem “desenhados”.

Para a produção de um Relato de Memória, é preciso, o quanto possível, contemplar:

. quem?: apresentação do relator e das personagens (quando as personagens forem determinantes ao Relato);

. o quê?: fato a ser relatado;

. quando?: demarcação do fato no tempo – no verão passado, por exemplo;

. onde?: lugar em que aconteceram os fatos a serem relatados;

. como?: desenrolar/dinâmica dos fatos;

. incidente/por quê?: fato causador;

. e então: impressões; saldo positivo ou negativo do fato relatado.

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.