VOLTAR PARA OS TEMAS

EFAF - CRÔNICA - VOCÊ É ALUNO DO PROF. ALBERT EINSTEIN

CRÔNICA - EF ANOS FINAIS

CRÔNICA DESCRITIVO-NARRATIVA

VOCÊ FOI ALUNO DE EINSTEIN

ID: EX6


https://artistsinspireartists.com/painting/artists-series-36-rob-gonsalves

 

CONTEXTUALIZAÇÃO: Imagine que você seja um dos alunos que estão assentados na aula do Prof. Einstein. Isso mesmo! Você é aluno de um dos maiores físicos teóricos do mundo!


COMANDO: Explore a situação acima e desenvolva uma crônica descritivo-narrativa de, aproximadamente, 30 linhas.


OPERAÇÃO PUXA-IDEIAS: quando acontecem esses fatos?; Einstein já é conhecido como um dos maiores físicos do mundo?; qual o relacionamento entre professor e alunos?; o que você acha que o professor poderá legar (deixar) aos alunos, além dos conhecimentos teóricos? etc., etc., etc.

Sua crônica deverá surpreender o leitor. Fuja do senso comum!

Para desenvolver a crônica, dois personagens são fundamentais: você e o professor Einstein, muito embora existam cinco personagens no texto motivador. Explore quantos forem necessários para o episódio que você criar.

Conduza a crônica no passado, na 1.ª pessoa do singular – narrador-personagem. Atribua um título criativo à crônica.


Você já sabe, mas não custa lembrar que...

Crônica, hoje, é o texto escolar ficcional breve. É muito comum assemelhar a crônica a um flash do dia. O tema gira em torno de um único episódio, e o número de personagens, reduzido. Na crônica descritivo-narrativa, as personagens, o ambiente e o tempo são apresentados (descrição) e, em seguida, os acontecimentos são relatados (narração).

Até o final de sua crônica descritivo-narrativa, o leitor deverá encontrar respostas para: o quê?, quem?, como?, quando?, por quê?, e então...


SUPER DICAS:

1. Para prender a atenção do leitor, pense em tramas originais e criativas; pense, principalmente, em situações e desfechos surpreendentes.

2. Esteja certo de que ninguém pensaria naquilo em que você pensou – isso é ser original.

3. Não tenha preguiça de escrever e reescrever o texto – o segundo é sempre melhor do que o primeiro; o terceiro, muito, Muito melhor do que o segundo...

4. Antes de entregar sua produção textual ao corretor, releia o que escreveu, faça a autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto é fácil de ser entendido, se as frases e os parágrafos estão bem ligados, se as ideias estão numa sequência cronológica e não se embaralham, se não há repetições nem sobra de palavras, se a ortografia, as regras de acentuação gráfica, a pontuação e os plurais estão corretos. 

REDIGIR A MAIS LTDA. Copyright © 2021. All rights reserved.