CONTEXTUALIZAÇÃO: Imagine que você seja um dos
alunos que estão assentados na aula do Prof. Einstein. Isso mesmo! Você é aluno
de um dos maiores físicos teóricos do mundo!
COMANDO: Explore a situação acima e desenvolva uma
crônica descritivo-narrativa de, aproximadamente, 30 linhas.
OPERAÇÃO PUXA-IDEIAS: quando acontecem esses
fatos?; Einstein já é conhecido como um dos maiores físicos do mundo?; qual o
relacionamento entre professor e alunos?; o que você acha que o professor poderá legar
(deixar) aos alunos, além dos conhecimentos teóricos? etc., etc., etc.
Sua crônica deverá surpreender o leitor. Fuja do
senso comum!
Para desenvolver a crônica, dois personagens são
fundamentais: você e o professor Einstein, muito embora existam cinco
personagens no texto motivador. Explore quantos forem necessários para o
episódio que você criar.
Conduza a crônica no passado, na 1.ª pessoa do
singular – narrador-personagem. Atribua um título criativo à crônica.
Você
já sabe, mas não custa lembrar que...
Crônica,
hoje, é o texto escolar ficcional breve. É muito comum assemelhar a crônica a
um flash do dia. O tema gira em torno
de um único episódio, e o número de personagens, reduzido. Na crônica
descritivo-narrativa, as personagens, o ambiente e o tempo são apresentados
(descrição) e, em seguida, os acontecimentos são relatados (narração).
Até
o final de sua crônica descritivo-narrativa, o leitor deverá encontrar
respostas para: o quê?, quem?, como?, quando?, por quê?, e então...
SUPER DICAS:
1. Para prender a atenção do leitor, pense em tramas
originais e criativas; pense, principalmente, em situações e desfechos surpreendentes.
2. Esteja certo de que ninguém pensaria naquilo em que você
pensou – isso é ser original.
3. Não
tenha preguiça de escrever e reescrever o texto – o segundo é sempre melhor do
que o primeiro; o terceiro, muito, Muito melhor do que o segundo...
4.
Antes de entregar sua produção textual ao corretor, releia o que escreveu, faça
a autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto é fácil de ser entendido, se
as frases e os parágrafos estão bem ligados, se as ideias estão numa sequência cronológica
e não se embaralham, se não há repetições nem sobra de palavras, se a
ortografia, as regras de acentuação gráfica, a pontuação e os plurais estão
corretos.