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EFAF - CRÔNICA - MEU CLONE E EU

CRÔNICA - EF ANOS FINAIS

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MEU CLONE E EU

CRÔNICA DESCRITIVO-NARRATIVA

ID: EX5



 https://vitalvereador.wordpress.com/2012/11/18/hoje-na-historia-1985-e-publicada-primeira-tira-de-calvin-e-haroldo-de-bill-waterson/

 

 

CONTEXTUALIZAÇÃO: Imagine que, no dia de seu aniversário, você receba de presente uma caixa grande. Curioso, você abre rapidamente a caixa, e se depara com um clone. E então?


COMANDO: Explore a situação sugerida e desenvolva uma crônica descritivo-narrativa de, aproximadamente, 30 linhas.


OPERAÇÃO PUXA-IDEIAS: quem poderia ter mandado desenvolver o clone?; por quê?; você e ele têm os mesmos defeitos?; quais?; e as qualidades, também são as mesmas?; quais?; você gosta de seu clone?; como é seu relacionamento com ele?; todos sabem da existência desse clone? etc., etc., etc.

Sua crônica deverá surpreender o leitor. Fuja do senso comum!

Perceba que já foram criados dois personagens: você e seu clone. Se quiser, crie, no máximo, mais dois. Conduza a crônica no passado, na 1.ª pessoa do singular – narrador-personagem.

Não economize criatividade!

***

Você já sabe, mas não custa lembrar que...

Crônica, hoje, é o texto escolar ficcional breve. É muito comum assemelhar a crônica a um flash do dia. O tema gira em torno de um único episódio, e o número de personagens é reduzido. Na crônica descritivo-narrativa, as personagens, o ambiente e o tempo são apresentados (descrição) e, em seguida, os acontecimentos são relatados (narração).

Até o final de sua crônica descritivo-narrativa, o leitor deverá encontrar respostas para: o quê?, quem?, como?, onde?, quando?, por quê?, e então...


SUPER DICAS:

. Para prender a atenção do leitor, pense em tramas originais e criativas; pense, principalmente, em situações e desfechos surpreendentes.

. Esteja certo de que ninguém pensaria naquilo em que você pensou – isso é ser original.

. Não tenha preguiça de escrever e reescrever o texto – o segundo é sempre melhor do que o primeiro; o terceiro, muito, muito melhor do que o segundo...

. Antes de entregar sua produção textual ao corretor, releia o que escreveu, faça a autocrítica e a autocorreção: confira se seu texto é fácil de ser entendido, se as frases e os parágrafos estão bem ligados, se as ideias estão numa sequência cronológica e não se embaralham, se não há repetições nem sobra de palavras, se a ortografia, as regras de acentuação gráfica, a pontuação e os plurais estão corretos.

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