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EM - CAMPANHA - CAPOEIRISTAS DE SALVADOR PASSAM POR DIFICULDADES DURANTE A PANDEMIA

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CAMPANHA

CAPOEIRISTAS DE SALVADOR PASSAM POR DIFICULDADES DURANTE A PANDEMIA

ID: FCJ



https://noticias.uol.com.br/colunas/andre-santana/2020/09/15/sem-turistas-e-com-aulas-suspensas-capoeiristas-lutam-para-sobreviver.htm


COMANDO: Depois de lido o texto de apoio, coloque-se no lugar de uma pessoa que tomou a iniciativa de promover uma CAMPANHA em favor das famílias dos capoeiristas que estão passando por dificuldades financeiras. Escreva o texto da Campanha, que será divulgado nas redes sociais.


Só para lembrar...

O que é Campanha?

Campanha são os esforços de uma coletividade em favor de um determinado objetivo. É um gênero textual de caráter sócio-reivindicatório, do tipo injuntivo – ao final de uma campanha, há um pedido, um incentivo à coletividade para agir, doar, cooperar etc.

Como fazer?

Não há uma estrutura fixa a ser seguida. A redação da campanha é maleável e, muitas vezes, utiliza-se também de textos não verbais; é conduzida na 3.ª pessoa do singular; usa vocabulário simples, uma vez que pretende alcançar todo o tipo de leitor; o título e o subtítulo devem antecipar (o quanto possível) o objetivo e o beneficiário da campanha. Assim:

CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS AO ASILO

Geralmente, a divulgação de campanhas é feita nas redes sociais e, por isso, é preciso privilegiar a concisão textual, ou seja, usar o mínimo de palavras para a elaboração da campanha. O redator deve também ter cautela e não prescrever ordens à coletividade – a adesão a campanhas é voluntária e não obrigatória, por isso precisa ser persuasiva e elegante.

Ao final da leitura, quem tiver interesse em aderir à campanha deve ter as seguintes informações, consideradas as peculiaridades de cada situação:

. Quem promove – pessoa física, entidades filantrópicas, escolas, ONGs etc.;

. Motivo – chuva provocou alagamento e há desabrigados; família carente foi despejada etc.;

. Quem são os beneficiários – asilo, orfanato, escola, igreja, Fulano de Tal etc.;

. Qual o objetivo – doação de alimentos (mencionar que tipo de alimento), materiais de higiene, agasalhos, dinheiro (mencionar Banco e c/c), material escolar, cadeira de rodas, prestação de serviços (local, data) etc.;

. Endereço para entrega da doação – nome de quem vai recebê-la, horário do recebimento;

. Período em que vai acontecer – por exemplo: de 20 de janeiro a 12 de fevereiro;

. Convite para que a comunidade participe da entrega da doação;

. Pedido para que seja divulgada a campanha nos contatos particulares etc.


Boas atividades!

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